Conecte-se conosco




Agronegócio

Mulheres seguem campeãs do Concurso de Qualidade de Rondônia

Publicado

em


O toque feminino vem fazendo história na cafeicultura de Rondônia

Amor, dedicação, adoção de tecnologias e persistência são os principais ingredientes da receita de Luciana Franklin para um café campeão, que conquistou ainda nota histórica para os Robustas Amazônicos no Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia – Concafé 2020, com 90,42 pontos. “É acreditar, unir a família, batalhar junto todo dia, embaixo de sol ou chuva, não desistir quando as coisas não dão certo e colher os resultados. Minha família e eu trabalhamos com muito amor”, conta Luciana, que é do município de Novo Horizonte D’Oeste, linha 152 Norte.
Este Robusta Amazônico campeão foi considerado pelos avaliadores como um café delicado, completo, com aroma floral, doce como mel de cana e com sabor de uva. A família utilizou o clone 25, com processo de fermentação positiva desenvolvida pelo barista Leo Moço e denominada Sprouting Process. Método que vem fazendo campeões no estado e em todo o país. “Devo muito à Poliana, nossa técnica, que ensinou como fazer. Erramos na primeira vez, ela nos ajudou e deu certo, foi campeão”, comemora Luciana, que levou um trator cafeeiro de mais de R$ 130 mil.
O prêmio vai ajudar muito a família, que cultiva cerca de 15 mil pés de café em sete hectares, sem mão de obra externa. “Tudo que temos vem do café. A gente acabou de conseguir comprar nossa terrinha, não temos carro, apenas uma moto. Esse trator vai ajudar muito na lavoura, não dá nem pra acreditar que conseguimos”, diz a campeã.
Luciana Franklin tem 41 anos, é casada com Valdecir Flanklin, de 42, e mãe da jovem Thais, de 17 anos. O café faz parte da vida do casal desde quando eram crianças. Amor que agora passam para a filha, que estuda em uma escola agrícola, ajuda a família na lavoura e tem planos de fazer faculdade. “Tenho muito orgulho de todo o trabalho que a gente faz. Quero obter mais conhecimento para poder ajudar mais eles no campo”, conta Thais.
👉🏼 De campeã pra campeã!
A família Franklin recebe assistência técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-RO desde julho de 2019. Quem faz o atendimento é a engenheira agrônoma Poliana Perrut, que foi campeã do Concafé 2019. Como elas costumam brincar, Poliana ‘passou o reinado’ para a cafeicultora Luciana Franklin. “Ver a conquista dela foi uma das maiores emoções e alegrias da minha vida profissional.
Não faria sentido reter o conhecimento da produção de um café especial só pra mim. Eu tentei transmitir as técnicas e motivar outras famílias que atendo e que foram muito bem neste Concafé. Tentei mostrar que esse sonho é possível, independente do tamanho da propriedade e da renda. A Luciana tem uma pequena chácara, mas muita dedicação e produziu um café ainda melhor que o meu, isso é gratificante”, comemora Poliana. A campeã do Concafé 2020 colhe o resultado do conhecimento compartilhado e de muito trabalho e capricho de toda a família.
👉🏼 Mulheres no topo da cafeicultura de Rondônia
Pelo segundo ano consecutivo uma mulher venceu o Concafé e, neste ano, uma mulher também ficou em segundo lugar. Foi a dona Maria Cantuária, do município de Vilhena, que levou como prêmio R$30 mil. Seu café obteve 90,08 pontos, considerado exótico, com notas de hortelã, aroma de jasmim, sabor de pêssego e acidez brilhante.
A dedicação, a atenção aos detalhes e a paciência são características que essas mulheres têm e que casam muito bem com a produção de cafés especiais e isso soma a família. Ainda mais em Rondônia, que conta com cerca de 17 mil produtores de café, em sua maioria, familiares.
Além das campeãs, outras mulheres obtiveram notas acima de 80 pontos, classificados como especiais. Essas mulheres guerreiras e determinadas estão saindo da invisibilidade e mostrando que merecem ser reconhecidas pelo lindo trabalho que fazem na cafeicultura de Rondônia, agregando a família e somando ao setor do café.
👉🏼 Movimento Mulheres do Café de Rondônia
Teve início em 2017, com a publicação do capítulo de Rondônia no livro Mulheres dos Cafés do Brasil, publicado pela Aliança Internacional das Mulheres do Café – IWCA Brasil e Embrapa. Desde então, são realizadas ações voltadas, principalmente, para a sensibilização, visibilidade, reconhecimento, capacitação e geração de oportunidades para as mulheres que atuam em todos os setores do café, do campo à xícara.
Rondônia é o nono subcapítulo da IWCA Brasil. A carta de entendimento foi assinada durante a Semana Internacional do Café, dia 26 de outubro de 2017, em Belo Horizonte.
Renata Silva
Jornalista Voluntária
Mulheres do Café de Rondônia

DRT: 1908 /RO

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana