Conecte-se conosco


Geral

Energisa leva energia solar para APAE e Casa Irmã Rosa Gambelli

Publicado

em


Projetos fazem parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) e prevê a instalação de 96 placas de geração fotovoltaica

O presidente da Energisa, André Theobald, assinou na terça-feira (13) o contrato das iniciativas do Programa de Eficiência Energética (PEE) para as entidades Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Casa de Apoio ao Doente com Câncer Irmã Rosa Gambelli. Serão investidos cerca de R$ 270 mil nas duas entidades, na troca de lâmpadas por modelos de LED, substituição de condicionadores de ar, além da instalação de 96 placas solares. Tais equipamentos são fundamentais para a economia de energia das entidades, que vivem de filantropia.

O diretor-presidente da Energisa explicou que a execução do trabalho é rápida e traz resultados imediatos nas contas de energia das instituições. Ele lembrou que os investimentos realizados na iluminação pública de 17 municípios do estado desde o ano passado, já geraram quase R$ 1 milhão em economia nas contas das cidades beneficiadas.

“As entidades ganharam um presente de fim de ano, vão começar 2021 com uma grande economia que poderá ser investido em outras frentes. Os trabalhos começam a ser executados na próxima semana e serão finalizados em dezembro desse ano”, garantiu Theobald.

Instalada em mais de dois mil municípios do território nacional, a APAE é uma organização social que promove a atenção e integração à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Na Apae de Porto Velho, a Energisa vai instalar 48 painéis solares, além de trocar 51 lâmpadas, 11 condicionadores de ar. “Esse investimento vai gerar uma economia de 39,34 MWh/ano, consumo proporcional ao equivalente a 21 casas anualmente. Na Casa de Apoio Irmã Gambelli conseguiremos economizar 28,64 MWh/ano”, explicou Talis Henrique Alcantara, especialista em Eficiência Energética.

Com mais de 20 anos de história, a Casa de Apoio ao Doente com Câncer Irmã Rosa Gambelli, é uma entidade que presta serviços a doentes e familiares que necessitam de acolhimento em Porto Velho, durante o tratamento médico. Para economizar na conta de energia sem diminuir o conforto dos pacientes, a casa contará com 48 painéis solares, além de dois novos condicionadores de ar mais econômicos e 89 lâmpadas LED. “A economia equivale a apagar a luz de mais de 40 casas por um ano, com impacto não apenas na conta, mas também na sustentabilidade dessas instituições”, completou Theobald.

Segundo a presidente da Casa de Apoio ao Doente com Câncer Irmã Rosa Gambelli, Nazaré Farias, o projeto veio em boa hora. “O dinheiro que a gente pagava energia vai servir para manutenção das pessoas que estão na casa. Vamos comprar mais remédio e comida para atender mais pessoas”, declarou. “A gente agradece a Energisa pela instalação desses equipamentos”, completou Antônio Carlos, presidente da Apae de Porto Velho.

Tamiris Barcellos Ribeiro Garcia

DRT: 1908 /RO

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana