Conecte-se conosco

Educação

CRE de Alta Floresta Apresenta o 1º simulado estadual 2020

Publicado

em

1° Simulado Estadual para todos os alunos dos 3° Anos que Estudam nas Escolas Eurídice Lopes Pedroso, Juscelino K de Oliveira, Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM) é Escola Artur da Costa é Silva de Alto Alegre,CEEJA Luís Vaz de Camões.

--Publicidade--
Clique para comentar

Deixe seu comentário

Educação

“Um sonho feito de linhas” SM Educação lança livro inspirado em mulheres brasileiras

Publicado

em

Por

Obra desenvolvida pela SM Educação a partir de anseios e histórias inspiradores de mulheres brasileiras fará parte de movimento pela alfabetização do Instituto Natura
O Instituto Natura lança este mês “Um sonho feito de linhas”, livro desenvolvido pela SM Educação a partir de relatos da infância e histórias de vida de diversas Consultoras de Beleza Natura provenientes de diferentes regiões do Brasil. A ação nasceu por meio de uma parceria entre o Instituto Natura e a Fundação SM, que defendem que ações de fomento à leitura são transformadoras para a vida de crianças e adultos.

A iniciativa faz parte de um grande movimento pela alfabetização das crianças brasileiras, promovido por Natura Crer Para Ver, em parceria com o Instituto Natura, envolvendo mobilização da rede de mais de 1 milhão de Consultoras de Beleza Natura ao redor do país. O livro é um convite para que as pessoas escrevam novas histórias de transformação por meio da literatura e educação, valores compartilhados pela SM.

“Acreditamos que a literatura, além de entreter, também estimula a imaginação, apresenta novos lugares e culturas, ajuda a desenvolver habilidades cognitivas, favorece a percepção de si e do outro, estimulando o acolhimento das diferenças e o pensamento crítico”, ressalta Graziela Ribeiro dos Santos, gerente editorial de literatura da SM Educação.

“Um sonho feito de linhas” será distribuído em versão impressa e digital às consultoras agora em setembro, mês do Dia Mundial da Alfabetização e da Educação Básica no Brasil. A obra foi escrita por Ana Carolina Carvalho, autora de obras infantojuvenis e psicóloga, que trabalha na educação com a formação de leitores – a partir de histórias de mulheres brasileiras reais, desbravadoras e que superam desafios e colaboram ativamente com a construção de uma educação pública de qualidade. As ilustrações são de Andreia Vieira.

“A literatura sempre me ajudou a tecer olhares para o mundo”, reflete a autora Ana Carolina Carvalho.

A ilustradora Andréia Vieira conta como foi o processo criativo:

“Gosto de pensar em pequenas cenas, imaginando a personagem viva caminhando pela casa, brincando com sua mãe. A ideia de usar só o lápis teve a intenção de evocar a simplicidade e a delicadeza das linhas escritas de Ana Carolina Carvalho. O lápis, com sua delicadeza, força e textura, é uma extensão do gesto do artista, e é a força do gesto que traz a vida ao livro”,

Para Graziela, trata-se de um livro poético, afetivo, com muitas metáforas e camadas de leitura, construídas a partir de uma linguagem simples, acessível a crianças e adultos.

“Em conjunto, buscamos construir no texto, nas ilustrações e no projeto gráfico da obra uma narrativa sensível e potente, capaz de atingir diferentes faixas leitoras. Trabalhamos nos mínimos detalhes na construção das personagens e na contextualização para as consultoras que serviram de inspiração à protagonista e sua mãe se reconhecessem nessa história, e com ela se encantassem, a ponto de desejarem compartilhá-las com seus filhos e crianças próximas, lendo-a ou recontando-a”.

No Brasil, mais da metade das crianças da rede pública de ensino não aprendem a ler e a escrever até os 7 anos de idade. Isso significa que até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, elas não estão alfabetizadas, apresentando sérias dificuldades de leitura e interpretação de texto. Foi pensando nesse desafio que Natura Crer Para Ver, em parceria com o Instituto Natura, lançou a campanha nacional #EuEscrevoEssaHistória, em apoio à alfabetização de todas as crianças até os 7 anos de idade.

A campanha #EuEscrevoEssaHistória tem como principais pilares valores também compartilhados pela Fundação SM, a sensibilização para o cenário da alfabetização pública no país e a mobilização de todos.

Sobre a SM

Nascida na Espanha, a SM está presente em 10 países, contando com mais de 2.300 profissionais e voluntários dedicados a este projeto. Responsabilidade social, inovação e proximidade com a escola pautam o trabalho da instituição, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. Atuante no Brasil desde 2004, a SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais, conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil no país.

Sobre a Fundação SM

Criada em 1977, com o intuito de devolver à sociedade os benefícios gerados pela SM Educação, a Fundação SM tem a missão de contribuir para o desenvolvimento integral dos indivíduos por meio da Educação. Nesse sentido, trabalha para fortalecer a educação pública, de forma colaborativa com os governos municipais, estaduais e federal, organismos internacionais, organizações da sociedade civil, institutos e fundações.
Fonte: Verônica Bittencourt Scisinio

Continue lendo

Educação

Secretaria da Educação, estará entregando Kits Alimentação

Publicado

em

Por

Imagem Ilustrada

A Coordenadoria Regional de Educação de Alta Floresta D’Oeste comunica a TODOS os pais ou responsáveis pelos alunos matriculados na Rede Estadual de Ensino que o Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Educação, estará entregando Kits Alimentação, oriundos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Os mesmos serão entregues pelas Escolas Estaduais, nos dias 26 e 27 de agosto de 2020, nos horários abaixo indicados.

CEEJA Luiz Vaz de Camões – Das 8h30min às 17h

Colégio Tiradentes da Policia Militar – CTPM XI – Das 8h às 17h

EEEF Euridice Lopes Pedroso – Das 8h às 16h

EEEF Tancredo de Almeida Neves – Das 8h às 17h

EEEMTI – Juscelino Kubitschek de Oliveira – Das 7h30min às 13h

ATENÇÃO!

ISSO É MUITO IMPORTANTE:

O pai ou responsável deverá COMPARECER na escola onde o estudante pelo qual responde encontra-se matriculado, UTILIZANDO MÁSCARA, MANTENDO O DEVIDO DISTANCIAMENTO SOCIAL, BEM COMO LEVANDO SUA PRÓPRIA CANETA, SEU PRÓPRIO CPF E O CPF DO ESTUDANTE.

Deverá ainda OBSERVAR RIGOROSAMENTE OS DIAS, O HORÁRIO E O CRONOGRAMA QUE LHE FOI ENVIADO PELA RESPECTIVA ESCOLA, pois o ATENDIMENTO será prestado SOMENTE NESSES DIAS E HORÁRIOS.

Continue lendo

Educação

Estudante de ensino integral publica primeiro livro infanto-juvenil em Ro

Publicado

em

Por

No primeiro ano do ensino médio, Lairy Martinho estuda na rede estadual de ensino integral Heitor Villa-Lobos em Ariquemes

Uma adolescente de 15 anos, do primeiro ano do ensino médio, estudante da Escola Estadual de Ensino Médio de Tempo Integral Heitor Villa-Lobos, se destaca na literatura e lança seu primeiro livro. “Um Instante Inesperado” é o primeiro romance infanto-juvenil publicado da autora Lairy Martinho, no município de Ariquemes. Lançado este mês no VI Festival da Unir Arte e Cultura On-line, o livro versa sobre uma jovem lidando com seus medos, enfrentamentos e desejos.

A criação do livro foi iniciativa da própria estudante, com o incentivo dos pais. A escola apoiou na divulgação e publicidade do lançamento, por meio das redes sociais da escola e da Coordenadoria Regional de Educação.

Publicar um livro sempre foi um sonho para estudante de 15 anos

Para a gestora do colégio Heitor Villa-Lobos, Patrícia Pires Cherque, por funcionar em tempo integral, com carga horária ampliada, a escola sempre foi motivadora nas práticas educativas, como a leitura, até mesmo diante a pandemia da Covid-19, trabalhando com aulas remotas. Ela ainda explana que a leitura traz um universo de descobertas para as pessoas em qualquer idade. Para o jovem, contribui ainda mais no enriquecimento do conhecimento adquirido e agrega uma gama de sentimentos e emoções. Sendo uma excelente experiência transformadora.

Lairy lê muito, mas confessa que ainda tem inúmeros livros na estante, que ainda não teve a oportunidade de ler, deixando claro, que não é uma pessoa de recusar a chance de folhear as páginas de um livro. Para a estudante, a leitura permite sensações indescritíveis, conhecimentos novos e muitas possibilidades, mas que acima de tudo, permite que as pessoas sejam mais críticas e menos ignorantes.

A mãe da aluna, Lucimar Martinho, sempre motivou a leitura dentro de casa e relata que desde muito cedo a filha fazia leitura e, conforme foi crescendo, buscou continuamente comprar bons livros para presenteá-la. Ao falar sobre a importância da leitura dentro de casa, ela exalta: “É de suma importância a leitura no ambiente familiar, pois as experiências que a criança vive, têm grande influência no seu desenvolvimento, além de estabelecer laços afetivos. Assim, desde cedo a criança desenvolve o comportamento leitor”.

Sobre o desenvolvimento da escrita, Lairy afirma que é um processo divertido, porém cansativo. Alguns dias são inspiradores, noutros a criatividade some e a inspiração pega férias. “Escrever um livro era meu maior sonho, porque eu queria deixar a minha marca no mundo de alguma forma e se essa forma fosse escrevendo, então estava tudo perfeito. Já li uma frase que dizia mais ou menos assim: ‘mesmo quando um autor morre, ele continua vivo, porque não importa o tempo que passe as palavras sempre estarão ali, transmitindo sentimentos’”, conclui.

O gênero é um romance infanto-juvenil

Para quem tem o mesmo sonho de escrever um livro, a estudante inspira, “não desista e não acredite em quem disser que você não vai conseguir, que não sabe escrever. Diga para si mesma que você é capaz, porque tudo em que acreditamos se tornam a nossa verdade. É o que realmente motiva”, finaliza.

ENSINO MÉDIO INTEGRAL

A Escola Estadual de Ensino Médio de Tempo Integral Heitor Villa Lobos de Ariquemes faz parte do Programa Escola do Novo Tempo, cujas metas vêm sendo intensificadas pelas ações do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Escola do Novo Tempo é um programa do Ministério da Educação (MEC), que visa atender a demanda pela educação integral.

Até 2019, o programa em Rondônia integrou 11 escolas, que atenderam nove mil alunos em tempo integral, com ensino diferenciado, razão pela qual motivou a presença massiva da maioria dos matriculados das escolas.

O LIVRO

“Já conheceu alguém e se viu em outra dimensão? Onde só existe você e aquela outra pessoa? Talvez… Tenha me sentindo assim hoje. Queria entender isso, sabe?”, trecho do livro “Um Instante Inesperado”.

“Um instante inesperado” é um romance infanto-juvenil com 173 páginas no total e 28 capítulos, que conta a história de Marilu, uma adolescente sonhadora e indecisa que deseja um final feliz de uma história de amor, mas subitamente, não sabia como agir quando tudo o que ela acreditava ser o início desse conto de fadas parece desmoronar em sua frente. Depois de uma desilusão amorosa dolorida, ela está emprenhada em reconquistar o ousado garoto que despedaçou seus sentimentos sem piedade.


Fonte
Texto: Emanuelle Pontes
Fotos: Daiane Mendonça e Arquivo pessoal
Secom – Governo de Rondônia

Continue lendo
--Publicidade--

Publicidades

--Publicidade--
--Publicidade--

Tendências

Copyright © 2020 Portal de Notícias Floresta Notícias. Todos Direitos Reservados.

%d blogueiros gostam disto: