Conecte-se conosco


Meio Ambiente

Fumaça de queimadas encobre Rolim de Moura, a população está sufocada

Publicado

em


O valor da multa para quem colocar fogo pode variar entre 10 até 100 UPF, de acordo com a proporção da queimada, e o valor da UPF é 93,45 (noventa e três reais e quarenta e cinco centavos). 

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Nesta sexta-feira, dia 24, Rolim de Moura – RO, com aproximadamente 60 mil habitantes, amanheceu sob uma forte névoa por consequência das queimadas, o que compromete a qualidade do ar. 

O município  tem sido castigado pela baixa unidade do ar, o calor também é grande e ainda para piorar a situação a fumaça tomou conta por todos os lados. 

Segundo as informações do Corpo de Bombeiros, na manhã de quinta-feira, dia 23, houve uma queimada de grandes proporções em uma pastagem próximo a Cerâmica Encantada, bairro Beira Rio e pode ter causado parte dessa cortina de fumaça na cidade.

Fumaça de queimadas pode trazer graves riscos à saúde. Além do forte destruição ambiental, as queimadas causam sérios problemas à saúde. Isso porque, a fumaça de queimadas é composta por diversos elementos tóxicos à saúde humana. 

A tóxica composição da fumaça de queimadas podem causam diversos problemas à nossa saúde. Entre os mais leves, estão ardência na garganta, tosse seca, cansaço, falta de ar, dificuldade para respirar, dor de cabeça, rouquidão e lacrimejamento e vermelhidão nos olhos. Além disso, por afetar as vias respiratórias, podem acarretar em crises de doenças como rinite, sinusite e bronquite.
Idosos e crianças, são os principais prejudicados. Isso porque, possuem maior probabilidade de desenvolverem doenças mais severas como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, insuficiência respiratória e cardiovascular, pneumonia e, caso haja um alto índice de exposição, câncer.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está ciente da situação, agora cabe aos responsáveis tomar as providências cabíveis, pois a queimada urbana é um crime ambiental previsto na Lei complementar municipal 68/2009, que de acordo com o Artigo 59 institui a política municipal de controle da poluição atmosférica, passivo à multa conforme determina o Artigo 120 da  lei.   

O valor da multa para quem colocar fogo pode variar entre 10 até 100 UPF, de acordo com a proporção da queimada, e o valor da UPF é 93,45 (noventa e três reais e quarenta e cinco centavos). 

 Fonte: Rolim Notícias


DRT: 1908 /RO

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana