Conecte-se conosco

Legislativo

Assembleia anuncia pauta trancada até Gov rever portaria fechando o comércio no interior de Ro

Publicado

em

Porto Velho, RO – O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), anunciou que a pauta do Poder Legislativo está trancada até que o Governo do Estado reveja a Portaria Conjunta nº 11, que na prática determinou o fechamento do comércio rondoniense em quase metade dos municípios. O parlamentar explicou que a decisão de fechar novamente as lojas foi tomada sem que a Casa de Leis fosse ouvida, e que os empresários, comerciantes e comerciários não aguentam mais essa situação.

A iniciativa de trancar a pauta foi tomada em conjunto pelos parlamentares após o posicionamento do deputado Laerte Gomes, que classificou o fechamento do comércio como uma atitude inoportuna. Na prática os deputados não votarão mais nenhum projeto encaminhado pelo Executivo enquanto o Governo não rever a questão.

Os deputados Adailton Furia (PSD) e Chiquinho da Emater também defenderam o trancamento de pauta. Em seu pronunciamento, Laerte Gomes citou os dois colegas e propôs que a ordem do dia prosseguisse, para que posteriormente fosse firmado o compromisso de suspender a votação de qualquer projeto encaminhado pelo Executivo. Logo após, todos os parlamentares encaminharam a proposição.

A Assembleia tomou o posicionamento em defesa dos comerciantes de Rondônia porque em muitos municípios o índice de pessoas infectadas pelo coronavírus não é tão alto. O presidente do Legislativo explicou que empresários e comerciantes estão enfrentando uma dificuldade muito grande, por isso, se for necessário fechar as lojas, deverá ser somente onde aumentar a incidência de covid-19, sem punir o Estado todo.

“O que não pode é continuar essa situação, com o comércio quebrando e comerciários perdendo o emprego. É preciso criar mais macrorregiões no Estado, para que o Governo possa dar assistência aos pacientes”, prosseguiu Laerte Gomes.

Atualmente existem apenas duas macrorregiões: Porto Velho e o interior. O deputado explicou que o interior é muito grande, por isso é preciso avaliar o que realmente está acontecendo, sem penalizar o comércio. “Daqui a pouco não vamos mais ter nem receita no Estado”, acrescentou.

Entenda o caso

O Governo editou na última segunda-feira (29) a Portaria Conjunta nº 11, determinando a reclassificação de 23 municípios para a fase mais rígida do distanciamento social. Assim apenas os serviços essenciais podem funcionar e a maior parte do comércio fica fechada.

Via Ale/RO – Texto: Nilton Salina-ALE/RO

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Legislativo

Jean Oliveira é atendido e DER trabalha recuperação da RO 383

Publicado

em

Por

Atendendo solicitação do deputado Jean Oliveira (MDB), o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos – DER/RO, está recuperando toda a estrada RO 383, conhecida como linha 47,5 na Zona da Mata.

O deputado cobrou de forma contundente do DER, recentemente, a imediata a recuperação das estradas da zona da Mata por estarem em estado precário de tráfego. E citou o exemplo da RO 383, no trecho urbano no município de Rolim de Moura que há muito tempo, transformou-se, como todo o resto da estrada, conhecida também como Linha 47,5, num conjunto de buracos. Essa realidade começou a mudar com os trabalhos que vem sendo realizados pelo DER. 

Alta Floresta a Nova Geasa

O DER está realizando trabalho na estrada RO 383 (linha 47,5) no trecho que interliga a cidade de Alta Floresta ao distrito Nova Geasa.

Os trabalhos são executados pela equipe da 5ª Residência Regional em Rolim de Moura, em diversas frentes, com os serviços de  patrolamento (reconformação da plataforma), limpeza lateral, drenagem, encascalhamento, instalação de tubos de aço corrugado, manilhas de concreto, elevação e rebaixamento de greide da pista em pontos específicos.

Nos trechos que em outros anos, os produtores rurais da região sofriam com enchente na estrada e ficavam horas isolados, a equipe do DER está trabalhando no levantamento do eixo da estrada, com aterros e sistema de drenagem.

Perímetro Urbano de Rolim de Moura

Outra solicitação atendida do deputado Jean Oliveira pelo DER é quanto a recuperação da estrada RO 383 no perímetro urbano do município de Rolim de Moura.

O DER está concluindo a recuperação total do trecho com drenagem e recapeamento. Solução de um problema que perdurava há anos, levando transtornos aos moradores e empresas situadas neste trecho.

Por exemplo, o trecho da RO-383, saindo para a cidade de Santa Luzia do Oeste (RO), próximo a Faculdade de Rolim de Moura (Farol), explica o gerente da Usina de Asfalto de Rolim de Moura, engenheiro Henrique Sesana,  “ é muito baixo e havia um problema nas camadas inferiores, com excesso de umidade e a base estava comprometida. Estamos fazendo uma reciclagem da rodovia, a partir da base e sub-base em 15 centímetros aproximadamente. A reciclagem é o processo de reaproveitamento do material já existente, melhorando esse material misturando com solo cimento. O cimento retém a umidade, o que garantirá uma impermeabilidade maior, estamos compactando e o trecho receberá uma nova capa asfáltica”, disse.

O deputado Jean Oliveira agradeceu ao DER o trabalho que tem realizado na zona Mata, trabalho que há muito tempo, segundo ele, já era esperado pela população produtora daquela região.

Assessoria de Comunicação – Dep. Jean Oliveira

Porto Velho, 03 de agosto de 2020

Continue lendo

Destaques

21º Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Alta Floresta Ro

Publicado

em

Por

Continue lendo

Legislativo

Vereador Alex rocha agradece ao Deputado Jean Oliveira por conseguir fazer gestão junto ao governo do estado

Publicado

em

Por

Continue lendo
--Publicidade--
--Publicidade--

Publicidades

--Publicidade--
--Publicidade--

Tendências

%d blogueiros gostam disto: