fbpx
Conecte-se conosco

Legislativo

Assembleia anuncia pauta trancada até Gov rever portaria fechando o comércio no interior de Ro

Publicado

em

Porto Velho, RO – O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), anunciou que a pauta do Poder Legislativo está trancada até que o Governo do Estado reveja a Portaria Conjunta nº 11, que na prática determinou o fechamento do comércio rondoniense em quase metade dos municípios. O parlamentar explicou que a decisão de fechar novamente as lojas foi tomada sem que a Casa de Leis fosse ouvida, e que os empresários, comerciantes e comerciários não aguentam mais essa situação.

A iniciativa de trancar a pauta foi tomada em conjunto pelos parlamentares após o posicionamento do deputado Laerte Gomes, que classificou o fechamento do comércio como uma atitude inoportuna. Na prática os deputados não votarão mais nenhum projeto encaminhado pelo Executivo enquanto o Governo não rever a questão.

Os deputados Adailton Furia (PSD) e Chiquinho da Emater também defenderam o trancamento de pauta. Em seu pronunciamento, Laerte Gomes citou os dois colegas e propôs que a ordem do dia prosseguisse, para que posteriormente fosse firmado o compromisso de suspender a votação de qualquer projeto encaminhado pelo Executivo. Logo após, todos os parlamentares encaminharam a proposição.

A Assembleia tomou o posicionamento em defesa dos comerciantes de Rondônia porque em muitos municípios o índice de pessoas infectadas pelo coronavírus não é tão alto. O presidente do Legislativo explicou que empresários e comerciantes estão enfrentando uma dificuldade muito grande, por isso, se for necessário fechar as lojas, deverá ser somente onde aumentar a incidência de covid-19, sem punir o Estado todo.

“O que não pode é continuar essa situação, com o comércio quebrando e comerciários perdendo o emprego. É preciso criar mais macrorregiões no Estado, para que o Governo possa dar assistência aos pacientes”, prosseguiu Laerte Gomes.

Atualmente existem apenas duas macrorregiões: Porto Velho e o interior. O deputado explicou que o interior é muito grande, por isso é preciso avaliar o que realmente está acontecendo, sem penalizar o comércio. “Daqui a pouco não vamos mais ter nem receita no Estado”, acrescentou.

Entenda o caso

O Governo editou na última segunda-feira (29) a Portaria Conjunta nº 11, determinando a reclassificação de 23 municípios para a fase mais rígida do distanciamento social. Assim apenas os serviços essenciais podem funcionar e a maior parte do comércio fica fechada.

Via Ale/RO – Texto: Nilton Salina-ALE/RO

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Legislativo

Ato da Presidência: Câmara Municipal de Alta Floresta decreta luto segunda (17)

Publicado

em

Por

Continue lendo

Política

Vereadores acompanham assinatura da escritura da reforma do prédio da Emater

Publicado

em

Por

Os vereadores Jacy Oliveira (DEM) e William Oliveira (MDB), participaram do evento que marcou a assinatura da escritura do terreno onde está o prédio da Emater de Alta Floresta D’Oeste. A assinatura do documento garante a reforma do prédio, desativado após ser condenado pelo Corpo de Bombeiros do Estado.

O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (14), no escritório da Sefin em Alta Floresta D’Oeste, onde estão realizando os atendimentos da Emater local.
O diretor presidente da Emater Rondônia, Luciano Brandão, o prefeito de Alta Floresta D’Oeste, Giovan Damo (Podemos), o gerente regional da Emater, Alexandre Venturoso, e demais autoridades participaram do evento. Osmar Alcântara, gerente da Emater de Alta Floresta, coordenou a atividade.

Após o evento, o vereador Jacy Oliveira, juntamente com Luciano Brandão, Alexandre Venturoso e Osmar Alcântara, seguiram para o cartório de registro de imóveis para dar prosseguimento a regularização do terreno.

Os levantamentos para finalização do projeto de reforma e ampliação do prédio já estão na fase de conclusão. Serão investidos mais de 600 mil reais nas obras. Parte dos recursos serão destinados através de emenda parlamentar do deputado estadual Jean Oliveira (MDB).

De acordo com o vereador Jacy, o deputado Jean Oliveira se colocou à disposição desde o início dos trabalhos para garantir a reforma e ampliação do prédio, com objetivo de garantir um ambiente melhor de trabalho para os servidores da Emater e melhor atendimento aos produtores rurais de Alta Floresta e região.

Durante o evento também foi realizada a assinatura de projetos de aquisição de terras por meio do Programa Terra Brasil, e a emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) à famílias da Terra Indígena Rio Branco.

Fonte: Assessoria

Continue lendo

Indiomarcio Pedroso

Indiomarcio cobra atendimentos médicos nos distritos de Alta Floresta Ro

Publicado

em

Por

Continue lendo
--Publicidade--

Ultimas Notícias

--Publicidade--

Publicidades

Agronegócio

Policial

Internacional

Tendências

Copyright © 2020 Portal de Notícias Floresta Notícias. Todos Direitos Reservados.

%d blogueiros gostam disto: