Conecte-se conosco


Economia

Trabalhando em casa ou reabrindo o comércio? Saiba como economizar energia elétrica.

Publicado

em


Energisa dá dicas simples para que o consumo nesse período não aumente. Veja como.

A família mais tempo em casa, trabalho à distância (teletrabalho ou homeoffice) e intensificação de trabalhos artesanais podem ser sinônimo de conta de energia mais alta no fim do mês, mas não precisa ser assim. Com uma rotina mais organizada e adoção de novos hábitos, você pode economizar energia elétrica, evitando que seu consumo suba no fim do mês. Há dicas, inclusive, para os comércios que estão reabrindo e querem evitar uma alta brusca no consumo neste período.

“Como energia é algo que não podemos tocar, muitas vezes não percebemos que estamos consumindo mais. Mesmo sem mudar a quantidade de eletrodomésticos ligados, o consumo tende a subir, pois nossos hábitos mudam, ainda que de forma sutil. Mais tempo em casa significa mais celular sendo carregado, ventiladores ou ar-condicionado ligados por mais tempo, mais vezes que a geladeira é aberta, e por aí vai. Tudo isso influencia e impacta no fim do mês”, explica Talis Sousa, coordenador de Eficiência Energética da Energisa Rondônia.

Talis destaca ainda que “a revisão dos hábitos individuais e coletivos no dia a dia são fundamentais para garantir um consumo mais adequado às condições de cada família. A Energisa quer que todos tenham o conforto da energia elétrica sem sustos com o orçamento doméstico no fim do mês”.

Trabalhando em casa? Veja o que pode fazer a diferença

– Uma dica que faz a diferença é escolher um ambiente ventilado e com iluminação natural para trabalhar. Assim, não é preciso acender as luzes durante o dia, e se o clima estiver mais fresco, é possível evitar o ventilador. Se não for possível, dê preferência ao uso de lâmpadas de LED, que consomem menos energia.

– Se o calor for intenso e o uso do ar-condicionado for inevitável, priorize a temperatura a partir de 23ºC.

– TV ligada para fazer barulho pode ser uma boa companhia nesse momento, mas poderá impactar no consumo de energia no fim do mês. Sempre que possível, evite deixar a TV ligada sem necessidade.

– Celular hoje em dia é item necessário, mas fique atento ao recarregar. Carregue somente quando realmente estiver com pouca carga e tire da tomada quando chegar ao 100%. Depois que terminar, tire também o carregador da tomada, para evitar fuga de energia.

– Mais de uma pessoa trabalhando em casa? Evite extensões. Além do risco de sobrecarregar a rede interna do imóvel, a extensão pode fazer o equipamento trabalhar mais e assim, consumir mais energia.

– Vale tentar trazer para dentro de casa hábitos do antigo ambiente de trabalho, como por exemplo: ter uma garrafa térmica para água. Assim, a geladeira não é aberta muitas vezes, evitando o abre e fecha. Quanto mais ar quente entra na geladeira, mais o aparelho consome energia para manter a baixa temperatura.

– Trabalhando com computador em casa? Durante os intervalos desligue o monitor, pois essa é a parte do aparelho que mais consome energia.

– Evite equipamentos em stand by. Tirar da tomada o que não está sendo usado é a melhor opção para economizar.

Reabrindo o seu comércio? Veja o que pode ser feito enquanto o ritmo de trabalho não é normalizado.

– Analise se todos os equipamentos elétricos precisam ser realmente ligados. Caso perceba que não, deixe ligado apenas o necessário.

– Repensar a disposição dos móveis na sua loja também pode ajudar. Priorize a iluminação e ventilação natural.

– Analise como a sua loja está montada. Se for possível usar menos eletrodomésticos com segurança para seus clientes (seguindo sempre as recomendações da Organização Mundial de Saúde) com mudanças no formato da loja, mãos à obra!

– Tem geladeira ou freezer no comércio? Verifique as borrachas para saber se está vedando o aparelho corretamente.

– Precisa manter o ar-condicionado ligado? Faça a limpeza dos filtros corretamente e tente deixá-lo em uma temperatura que não precise consumir mais energia para funcionar, a partir dos 23º graus.

A Energisa preparou mais dicas no seu perfil do YouTube e nas redes sociais. Há orientações sobre como economizar energia com as crianças em casa e alertas sobre os equipamentos que mais gastam energia em vídeos curtos. Basta acessar www.youtube.com/energisaoficial

e conferir.


Tamiris Barcellos Ribeiro Garcia
Anl Comunicacao I – GER COMUNIC MARKETING UNIDADE
[email protected]

DRT: 1908 /RO

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana