Conecte-se conosco

Eleitoral

Senado e Câmara fecham acordo: eleição será dia 6 de dezembro

Publicado

em

Senado e Câmara fecham acordo: eleição será dia 6 de dezembro

As lideranças partidárias do Senado e da Câmara entraram em acordo e irão votar em plenário o adiamento das eleições municipais deste ano para o dia 6 de dezembro. Nas cidades onde houver segundo turno, a data é 20 de dezembro.

O consenso foi em torno da proposta do senador Randolfe Rodrigues em consonância com outros parlamentares. “Como se trata de emenda constitucional, ficou decidido que a votação do acordo não será virtual, mas presencial”, revela o deputado federal Paes Landim.

A eleição presencial será em junho, pois o deputado revelou ao blog que as sessões voltam ao plenário no próximo mês. Na Alepi do Piauí, as sessões também voltam em junho, dia 1.

Com a alteração da data das eleições, os deputados Fábio Abreu (PL) e Fábio Novo (PSDB) também poderão adiar seus retornos à Câmara e Assembleia, respectivamente, para o mês de agosto. Se a data se mantivesse em 4 de outubro, eles teriam de voltar dia 1 de junho. Ambos são pré-candidatos a prefeito de Teresina.

Por parte do grupo do prefeito Firmino Filho (PSDB), o secretário municipal de Educação, Kléber Montezuma, também pode transferir sua saída da pasta para agosto. Além disso, o vereador Samuel Silveira (PSDB) pode disputar a reeleição. Ele havia desistido da disputa para permanecer na Semcaspi, mas nos bastidores se comenta que Samuel se arrependeu de não ter se desincompatibilizado.

“A proposta de transferência para 6 de dezembro deve passar sem problema”, avalia Landim.

Fonte: Por Arimatéa Carvalho/Meio Norte

1 Comentário

1 Comentário

  1. Carlos César fernandes

    23 de Maio de 2020 a 11:36

    Bom dia , companheiros (a) eu ,estou nessa ,se for para ser ,dia 6 de dezembro vamos lá trabalhar pelo povo de sertaozinho e cruz das posses vamos nos orientar , por essa doença não espalhar

Deixe seu comentário

Eleitoral

Partido dos Trabalhadores de Alta Floresta define Pré Candidatos para Pleito 2020

Publicado

em

Por

Professor Ademar, pré candidato à prefeito de Alta Floresta

Em reunião do Diretório Municipal, o PT (Partido dos Trabalhadores) de Alta Floresta D’Oeste definiu as diretrizes para o pleito 2020. O Partido decidiu lançar candidato à Prefeito e Vereadores e já começou a definir nomes para concorrer aos cargos eletivos, bem como discutir alianças e Plano de Governo.

Para concorrer à Prefeitura, o PT definiu o nome do Professor Ademar como pré candidato à Prefeito. Ademar Dias Guimarães é morador de Alta Floresta a 37 anos, já foi Conselheiro Tutelar, atuou no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e no Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). É agricultor, professor da rede municipal e Estadual de Ensino e participa das Pastorais Socias da Igreja Católica.

Além do nome do Professor Ademar como pré candidato a Prefeito, o Diretório Municipal definiu também alguns nomes como pré candidatos a vereadores. Foi definido os nomes da Professora Marinalva e da Maria Sátimo como pré candidatas a vereadoras, e do Edvaldo Barbosa, Alfredo Egert e de Cristiano Gomes como pré candidatos a vereador.

Seguindo todas as recomendações de saúde, que exigem distanciamento e isolamento, as reuniões são realizadas por vídeo conferência ou com número reduzido de participantes, evitando aglomerações. Por esse motivo, alguns nomes a pré candidatos a vereadores ainda não foram oficializados

Fonte: Assessoria

Continue lendo

Eleitoral

Nova Brasilândia: Eleições municipais 2020 terão leitura biométrica e urna eletrônica em época de Coronavírus?

Publicado

em

Por

Continue lendo

Destaques

Para evitar contágio, TSE excluirá biometria nas eleições municipais

Publicado

em

Por

Decisão foi tomada após reunião de técnicos do tribunal com médicos

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, decidiu excluir a necessidade de identificação biométrica, por meio de impressão digital, nas eleições municipais deste ano, tendo em vista o risco de contágio por covid-19.

A decisão foi tomada após uma primeira reunião de técnicos do tribunal com os médicos David Uip, do Hospital Sírio Libanês, Marília Santini, da Fundação Fiocruz, e Luís Fernando Aranha Camargo, do Hospital Albert Einstein.

As três instituições firmaram parceria com o TSE para a elaboração de um protocolo de segurança que reduza o risco de contágio durante a votação. Segundo o tribunal, a consultoria sanitária é prestada sem custos.

Dois fatores pesaram para excluir a biometria. Primeiro, o leitor de impressões digitais não pode ser higienizado com frequência, como a cada utilização. Também pesou o fato de que a identificação biométrica tende a causar filas maiores, favorecendo aglomerações, já que o processo é mais demorado do que a simples coleta de assinatura.

Recesso judiciário

A exclusão da biometria será incluída em resoluções para as eleições deste ano que devem ser apreciadas pelo plenário do TSE a partir de agosto, após a volta do recesso judiciário.

A Justiça Eleitoral iniciou o cadastramento biométrico em 2008, e já colheu as impressões digitais de 119.717.190 eleitores, que estariam aptos a votar pelo novo sistema. O TSE planeja cadastrar todos o eleitorado de mais de 150,5 milhões de pessoas até 2022.

O cadastramento biométrico é obrigatório. O eleitor que não comparecer ao cartório eleitoral para a revisão cadastral pode ter o título cancelado e ficará inapto a votar, caso perca o prazo estipulado pela Justiça Eleitoral para cada município.

Neste ano, porém, devido à pandemia, o TSE suspendeu o cancelamento de 2,5 milhões de documentos.

Ainda em virtude da pandemia, o Congresso Nacional promulgou há duas semanas uma emenda à Constituição que adiou o primeiro turno das eleições municipais de 4 de outubro para 15 de novembro. O segundo turno foi alterado de 25 de outubro para 29 de novembro. (Agência Brasil)

Continue lendo
--Publicidade--
--Publicidade--

Publicidades

--Publicidade--
--Publicidade--

Tendências

Copyright © 2020 Portal de Notícias Floresta Notícias. Todos Direitos Reservados.

%d blogueiros gostam disto: