Conecte-se conosco

Tecnologia

Governo lança app ‘CPF Digital’ para celulares Android e iOS

Publicado

em

Para funcionar, é necessário que o usuário tenha Carteira de Habilitação Digital, que exige identificação biométrica na sua confecção.

Na última quinta-feira (14), a Receita Federal lançou o aplicativo CPF Digital, que dá acesso às versões digitais dos documentos Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O app foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e já está disponível para Android e iPhone (com o nome CPF Digital RFB).

App exige CNH

No momento, o CPF Digital só funciona para os cidadãos que têm a carteira de motorista, pois exige identificação biométrica. Quem ainda não possui a CNH vai se deparar com a seguinte mensagem: “validação biométrica indisponível, por favor procure atendimento com a Receita Federal do Brasil”.

Como o CPF se tornou documento único para os órgãos federais, no acesso a informações sobre os cidadãos, consulta de benefícios e entrada de processos administrativos, parece que o objetivo do CPF Digital é integrar todos os outros documentos e serviços comuns à maioria das pessoas.

A CNH, por exemplo, já possui seu app digital, que também integra a CRLV (documento veicular), mas foi incluída no novo app. Ambas as versões digitais do CPF e CNH possuem seu próprio QR Code para a confirmação de legitimidade.

Além de exibir o CPF, ele envia notificações com notícias aos usuários e possui um recurso de atendimento virtual interativo, baseado em inteligência artificial, contendo várias informações e respostas para as dúvidas mais comuns sobre a declaração do IRPF 2020. Posteriormente, o app deve adicionar recursos de atendimento virtual para outros serviços.

Como baixar e usar o CPF Digital

Deve-se acessar a loja de aplicativos do seu smartfone e procurar por CPF Digital. Atenção para o desenvolvedor, que deve ser o desenvolvido pelo ‘Governo do Brasil’.

Clique aqui e baixe o app para iOS.

Clique aqui e baixe o app para Andoid.

Após instalado, siga as instruções abaixo:

  • Insira seu CPF e data de nascimento;
  • Aceite os termos de uso;
  • Faça a prova de vida da CNH (realize ações como sorrir, virar a cabeça para os lados, fechar os olhos);
  • Tire uma selfie para a autenticação biométrica;
  • Crie uma senha (PIN) de quatro dígitos para utilizar o app.

Governo lança app

Fonte: TecMundo – Em Tecnologia

--Publicidade--
Clique para comentar

Deixe seu comentário

Tecnologia

Internet 6G vai atingir velocidade 8 mil vezes maior que 5G

Publicado

em

Por

Após recém lançar a internet 5G, China avança e começa a desenvolver tecnologia 6G para redes móveis

A tecnologia 5G se refere às redes móveis de próxima geração que oferecem velocidades de dados super-rápidas que prometem suportar tecnologias como carros sem motorista e realidade virtual. A China ligou suas redes 5G no início de Novembro de 2019, antecipando o cronograma inicial que previa a ativação para 2020.

Embora exista muito hype em torno do 5G, ainda não está claro que tipo de impacto poderá ter sobre as indústrias e consumidores, além claro, das rápidas velocidades de download na realidade. A Coreia do Sul é o único outro país com uma implantação nacional do 5G além da China. Países como o Reino Unido e os EUA tiveram uma distribuição muito mais limitada, e muitas vezes focada em algumas cidades. No Brasil utiliza-se o 4G, porém a Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel – organiza discussões em torno do leilão do 5G que não tem data prevista para acontecer.

Logo após ter ativado a sua rede 5G, a China deu um passo à frente e lançou oficialmente trabalhos de pesquisa e desenvolvimento para redes móveis 6G.

Desenvolvimento da tecnologia móvel

Uma das maneiras mais interessantes de acompanhar o desenvolvimento da tecnologia móvel, desde o seu início até ao 5G e, em breve o 6G, é olhar para a indústria dos jogos, que tão famosa se tornou nos dias de hoje. Com a introdução dos smartphones na virada do novo milênio, surgiram muitas novas possibilidades de se usar internet móvel, mas nem todos os setores estavam se beneficiando tanto quanto o setor do entretenimento. Basta confirmar o êxito dos e-Sports, que são já considerados como um esporte oficial, movimentando bilhões em todo o mundo. Hoje, os jogos oferecem uma experiência altamente realista e sensorial, com alta velocidade e qualidade, permitindo que uma grande multidão de jogadores interaja e se envolva em simultâneo. Desde os melhores cassinos para jogar bingo grátis, às máquinas de caça-níqueis até aos jogos de realidade virtual, a diversidade e oferta são imensas e resultado disso é o sucesso da sua procura.

O que esperar do futuro.

Quem viveu a época da internet discada, se lembra do tempo em que ela era lenta, a linha do telefone tinha que ficar ocupada, arquivos demoravam horas ou dias para serem baixados, e a conexão ocorria preferencialmente na parte da noite, para evitar contas de telefone nas alturas.

Se comparada à internet discada do Brasil nos anos 90, podemos certamente dizer que a nossa vida e como interagimos com o outro mudou. Hoje, vivemos na era dos downloads quase automáticos, encurtamento de distâncias, conteúdo on-demand, selfies (e filtros), casas inteligentes controladas por voz e informação em tempo real.

O que podemos esperar da tecnologia 6G? Uma nova revolução tecnológica? Provavelmente sim. Os relatórios dizem que as bases para o 6G já foram estabelecidas e, de acordo com alguns especialistas, a velocidade da internet da próxima geração pode chegar a 1 terabyte (TB) por segundo – isso é 8.000 vezes mais rápida que a atual velocidade do 5G. Rapidez como essas facilitariam novos tipos de usos e revolucionariam a tecnologia, mais um vez.

O 6G tem data prevista de lançamento comercial para 2030. O que isso vai representar para nós e o que o futuro nos espera são perguntas para as quais ainda não temos as respostas. Talvez, os telefone celulares serão substituídos por chips e sensores implantados no corpo humano, realidade virtual permitindo que estejamos no mesmo ambiente que pessoas lcoalizadas a kms de distância, ou ainda veículos autônomos. Vamos viver para ver.

Por Equipe Times Brasília

Continue lendo

Geral

Operadora Sky divulga novo projeto Play Solidário e colabora com a Fundação Cruz Vermelha

Publicado

em

Por

A operadora Sky divulgou na semana passada seu novo projeto para colaborar na luta contra o coronavírus. A ação consiste em que os clientes Sky aluguem filmes através da plataforma on demand, Sky Play, todo o dinheiro arrecadado nos aluguéis dos filmes será revertido para a compra de cestas básicas pela Fundação Cruz Vermelha. O projeto iniciou no dia 7 de maio e vai até o dia 13 de maio (quarta-feira)

A prestadora também está adiantando algumas estréias de filmes na Sky Play, filmes que ainda não estão disponíveis no cinema, os filmes são: Emma, A Caçada, Sonic- O Filme, O Caminho de Volta e Ameaça Profunda. Para acessar a plataforma os clientes pós-pago podem acessar através do computador, pelo dispositivo móvel, pelo site da Sky, pela app, pela TV ( canal 1).

Para os clientes pré-pago que tiverem uma recarga ativa do plano SMART podem ver o catálogo pelo canal 1 e solicitar o aluguel pelo telefone através do número 3004-3990, uma vez alugado para assistir ao conteúdo o cliente deve acessar o canal 1 e clicar no filme para poder assistir ao conteúdo.

Fonte:

Marina Couto
Content Officer – Selectra Brasil

Continue lendo

Geral

WhatsApp disponibiliza chamada de vídeo com até 8 participantes; veja como fazer

Publicado

em

Por

É necessário que você tenha a versão mais recente do aplicativo. Para atualizar, basta acessar a Google Play

Por conta do isolamento social devido ao novo coronavírus, a procura por diversos aplicativos relacionados a chamadas de vídeo e áudio vem crescendo de forma considerável. Esses aplicativos estão ampliando a capacidade para melhor atender ao consumidor.

O Zoom, bastante utilizado por empresas, tem investido em melhorias de segurança interna. O Google Meet que antes era pago, passará a ser gratuito, o Skype agora permite chamadas sem a necessidade de uma conta ou instalação do software, e o WhatsApp, que antes o número de participantes era quatro em uma mesma chamada, agora dobrou.

Mas como fazer chamada de vídeo com até 8 participantes no WhatsApp?

 É necessário que você tenha a versão mais recente do aplicativo. Para atualizar, basta acessar a Google Play, caso esteja utilizando um aparelho Android, ou a Apple Store. Agora se o seu aparelho é um iPhone, e, caso esteja disponível, basta atualizar o app. Se essa opção não aparecer, é porque o seu app já está atualizado. 

Com o app atualizado é possível acessar as três maneiras de promover uma chamada em vídeo com até 8 participantes no WhatsApp, veja:

Chamada em grupo

Ao clicar no ícone da ligação, e escolher se a chamada será por vídeo ou de voz, automaticamente a chamada será iniciada com todos os participantes.

A partir de um contato

Neste segundo caso você irá iniciar a chamada a partir da lista de contatos, respeitando o limite de 8 participantes imposto pelo aplicativo.

Para isso, clique no ícone da câmera (para chamada de vídeo) ou do telefone (para chamada de áudio). Depois é só clicar sobre o ícone para adicionar contato à chamada, no canto superior direito.

A partir da seção “Chamadas” do WhatsApp

Neste terceiro método, basta que você clique na seção chamadas do WhatsApp, em seguida toque no botão do telefone dentro de um círculo verde, no canto inferior da tela, e em seguida na opção “Nova ligação em grupo”.

Escolha até sete contatos que irão compor a chamada com você e depois é só marcar o ícone da câmera (para uma chamada de vídeo) ou do telefone (para chamada de voz).

Esse tutorial completo, você encontra no site do Hardware.

Agora sim! Reúna os amigos com segurança e lembre-se: cada um em sua casa.

Continue lendo
--Publicidade--

Publicidades

--Publicidade--

Tendências

Copyright © 2020 Portal de Notícias Floresta Notícias. Todos Direitos Reservados.

%d blogueiros gostam disto: