Conecte-se conosco

Coronavirus

Lacen confirma morte por Covid-19: Taxista foi atendido em unidade municipal de saúde de Porto Velho

Publicado

em

A responsabilidade de coletar as amostras, monitorar os casos e encaminhar para internação é do município. O estado confirma os exames e faz as internações.

Durante a coletiva de imprensa que aconteceu na quinta-feira (9), o secretário de Estado da Saúde (Sesau),  Fernando Máximo, informou sobre a confirmação da segunda morte por Covid-19 em Rondônia e a responsabilidade que a prefeitura de Porto Velho tem em atender e avaliar os pacientes da capital com suspeita de coronavírus. Em caso de necessidade de internação, o município deve realizar o encaminhamento para o Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron).

A segunda vítima trata-se do taxista portovelhense Aparecido Rodrigues, 66 anos, que fazia parte do grupo de risco, com hipertensão e diabetes, e apresentava o sintomas da doença. Após procurar uma Unidade de Pronto Antedimento (UPA) do município, o paciente foi liberado. O corpo do taxista foi encontrado em casa na quarta-feira (8).

A secretária de Saúde de Porto Velho, Eliana Pasini, participou da coletiva e disse que a vítima procurou a UPA da zona Leste, na segunda-feira (6), relatando possíveis sintomas de Covid-19, como febre, tosse e cansaço. Segundo ela, o idoso foi atendido no local, fez exames e foi orientado a ficar em casa, porém, mesmo com as recomendações de permanecer em quarentena, teria desobedecido às regras de isolamento, voltando a trabalhar normalmente como taxista.

Secretário de Saúde, Fernando Máximo

“Mesmo sem a confirmação do exame, nós seguimos todo o protocolo de segurança para retirada do corpo e desinfecção do local por onde ele passou. Já contactamos as equipes que atenderam esse paciente para enviar relatório sobre o atendimento. Enquanto não tivermos o relatório em mãos, não podemos afirmar nada diferente disso, mas salientamos que as equipes são orientadas a seguir as orientações necessárias”, assumindo a responsabilidade do atendimento, concluiu Pasini.

Fernando Máximo explicou que a amostra do exame foi enviada ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e teve o resultado liberado antes do prazo de 72 horas. “Para esclarecer as funções, é importante frisar que o município atendeu o paciente e encaminhou as amostras para o Lacen, e a nossa responsabilidade é entregar os exames em até 72 horas. Nos casos de internações, é responsabilidade do município fazer o encaminhamento para nossa unidade de referência, que é o Cemetron, conforme indicação médica”, explicou o secretário Fernando Máximo.

Fonte
Texto: Anayr Celina
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom – Governo de Rondônia

--Publicidade--
Clique para comentar

Deixe seu comentário

Coronavirus

Secretaria de saúde confirma 14 novos casos de Covid-19 em Rolim de Moura e total sobe para 53

Publicado

em

Por

A Secretaria de saúde divulgou na tarde desta quarta-feira (03), que foram confirmados 14 novos casos de Covid-19 em Rolim de Moura, aumentando o total de infectados para 53. Apenas na manhã desta quarta-feira, durante ação em todas as unidades básicas de saúde de Rolim de Moura e Nova Estrela, outros 09 casos foram confirmados em testes rápidos.

Deste total, 41 seguem em tratamento, 10 pacientes já estão recuperados, 04 seguem internados e 02 moradores de Rolim de Moura foram a óbito em Porto Velho. 37 casos suspeitos aguardam resultados dos exames do Lacen.

Fonte: Assessoria – Em Saúde

Continue lendo

Coronavirus

Teste rápidos acusam mais 09 casos coronavírus em Rolim de Moura

Publicado

em

Por

Pesquisa indica que curados da Covid não passam doença Foto: Arquivo/EFE/Alex Plavevski, Salvatore di Nolfi, Antonio Lacerda, , Luis Torres

Em Rolim de Moura (RO), tem início nesta quarta-feira (3) a primeira etapa do projeto Mapeia Rondônia, que tem como objetivo a realização de testes rápidos para a detecção da Covid-19.

De acordo com a gerente da 5ª Regional de saúde,  Nerdilei Aparecida Pereira, a  Regional de saúde recebeu 2.741 testes rápidos de covid-19 destes, 881 ficaram em Rolim de Moura.

Com estes novos 09 casos, o município já possui 48 casos confirmados de Covid-19.

Fonte: Rolim Notícias

Continue lendo

Coronavirus

Coronavírus: Secretária de Saúde começa testes em massa da população em Rolim de Moura

Publicado

em

Por

Aproximadamente 3 mil pacientes da zona da mata serão testados na campanha simultânea que acontece a partir desta quarta em todo o estado.

Fotos: Rolim Notícias

Em Rolim de Moura (RO), tem início nesta quarta-feira (3) a primeira etapa do projeto Mapeia Rondônia, que tem como objetivo a realização de testes rápidos para a detecção da Covid-19.

De acordo com a gerente da 5ª Regional de saúde,  Nerdilei Aparecida Pereira, a  Regional de saúde recebeu 2.741 testes rápidos de covid-19 destes, 881 ficaram em Rolim de Moura. Os testes estão sendo realizado em todas as Unidades Básicas do município e no Distrito de Nova Estrela até as 17h00.

Nerdilei ressalta que os testes serão exclusivamente para as pessoas  com sintomas gripais, que estejam dentro do período adequado para testagem, ou seja, que estejam apresentando sintomas como; febre alta, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, falta de ar e cansaço, nos últimos 5 a 7 dias. 

Uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Rolim de Moura (SEMUSA) com objetivo de ampliar o combate e o controle da doença. Aproximadamente 3 mil pacientes da zona da mata serão testados na campanha simultânea que acontece a partir desta quarta em todo o estado.

Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias

 Fonte: Rolim Notícias

Continue lendo
--Publicidade--

Publicidades

--Publicidade--

Tendências

Copyright © 2020 Portal de Notícias Floresta Notícias. Todos Direitos Reservados.

%d blogueiros gostam disto: