Conecte-se conosco


Mundo

Trump não vai decretar quarentena, mas mudou visão sobre a covid-19

Publicado

em


Presidente dos EUA considera que as decisões devem ser tomadas pelos estados; a Flórida anunciou que entrará em isolamento a partir de 6ª

Trump disse que sua visão sobre a covid-19 mudou recentemente
Oliver Contreras / EPA – EFE – 1.4.2020

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (1º) que não irá decretar quarentena nacional por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus. Ele alegou que cada um dos 50 estados tem preocupações e níveis de contaminação diferente para lidar, mas disse que mudou sua visão sobre a covid-19.

Ele comentou o assunto porque, nesta quarta, o governador da Flórida, Ron De Santis, decretou quarentena, que começará a valer a partir da próxima sexta. O estado tem quase 7 mil casos confirmados da covid-19 e pelo menos 86 mortos e é o quarto mais atingido pela doença nos EUA.

Pelo menos 30 estados norte-americanos, além do Distrito de Columbia (região administrativa onde fica a capital, Washington) e os territórios de Porto Rico e Guam, já estão com quarentena. Os EUA são atualmente o principal epicentro da pandemia no mundo, com mais de 200 mil casos e 4,5 mil mortos.

“Decretar quarentena nos estados é diferente”, disse Trump na coletiva realizada na Casa Branca. “Alguns estados não estão com tantos problemas assim. Temos que ter um pouco de flexibilidade. Se você tem um estado do Meio-Oeste, por exemplo, ou o Alasca, que não tem problemas, é difícil mandar fechar tudo.”

Mudança de visão

O presidente norte-americano disse também na coletiva que mudou sua visão sobre a covid-19 por ter acesso aos novos dados e também por causa de um amigo, que contraiu a doença.

“Ela é muito violenta e se espalha muito rápido. Nunca tinha visto algo assim, se um grupo de pessoas for exposto, todos pegam rapidamente. Se atingir a pessoa certa, essa pessoa vai ter muitos problemas e meu amigo era a pessoa certa. O impacto foi grande. Ele é bem forte, mas o baque foi grande”, relatou.

Trump comentou na coletiva que os estoques federais de material hospitalar foram completamente esgotados e que as novas encomendas deverão ser distribuídas diretamente para os estados. 

Fonte: R7


DRT: 1908 /RO

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana