Conecte-se conosco




Política

Governador Marcos Rocha homenageia as mulheres de Rondônia

Publicado

em


Saúdo as mulheres de Rondônia, batalhadoras, mães de família. Mulheres que se destacam do campo às cidades.

Governador Marcos Rocha e secretária Luana Rocha

Lembro-me de minha mãe e de minha avó. Quantos de nós lembramos de nossas mães de nossas avós, e quantos ainda têm a alegria de ter por perto essas mulheres maravilhosas!

Em nosso País, a sociedade também se modificou no que diz respeito à mulher em posição de liderança e comando, especialmente, no mercado de trabalho.

Até há pouco tempo, ela era reconhecida apenas como “a senhora do lar”, cuja função básica era a continuação da prole, entretanto, há muito vem atravessando barreiras e superando padrões.

Mulheres hoje inspiram os homens para que atuemos com integridade de caráter, com honradez, para transformar o nosso estado e o nosso País. Toda a população de bem espera que o Brasil se desenvolva.

Mais do que ser mulher, ou ser homem, precisamos tanto hoje do ser humano de caráter, pessoa que trabalhe e tenha atitudes competentes, dedicadas, honestas e honradas.

Atualmente, a mulher ingressa no mercado de trabalho e não raro ocupa os cargos de chefia em organizações públicas e privadas. Também se destaca nos Três Poderes da República.

Um olhar sobre o passado do velho território federal faz descortinar diversas mulheres consagradas em suas atividades, e elas são muitas. Passaria mais tempo lembrando o que fizeram de bom para Rondônia, porém, me limito a alguns exemplos vivos e relembro algumas que se foram.

A notável promotora de Justiça, doutora Lady Fischer Fernandes, atendia a todos com distinção em seu gabinete, no Prédio do Relógio, quando ali funcionava o Fórum da Comarca de Porto Velho.

Nesse mesmo período dos anos 1970, a aguerrida professora Marise Castiel brilhava no Plenário da Câmara de Vereadores, ali na Ladeira Comendador Centeno, desfraldando as causas da educação e também a problemática social.

Marise Castiel: pela educação, desde 47

Dona Marise, que as gerações mais antigas conheceram bem, participou em 1947 da instalação do primeiro curso normal regional então projetado por outra mulher distinta em nossa história: a professora Laudímia Trotta, primeira-dama do território, que ocupava naquele período o cargo de diretora de educação.

Pessoas simples, flagelados pela cheia do Rio Madeira, nem precisavam bater às portas do Palácio Presidente Vargas, pois a primeira-dama, dona Gilsa Guedes, as visitava e amparava no momento em que estavam desalojados, entre 1976 e 1979.

As primeiras eleições do estado, em 1982, deram de presente a primeira prefeita eleita no estado, em Espigão d’Oeste, e mais tarde deputada estadual, a saudosa Lúcia Tereza Rodrigues dos Santos.

Mais tarde, em 1984, a então secretária de planejamento Janilene Melo assumiu o governo do Estado, cabendo-lhe na história comparecer ao lançamento e participação da execução do robusto Programa de Desenvolvimento Integrado para o Noroeste do Brasil (Polonoroeste).

Grandes senhoras! Mulheres de fibra! Inteligentes, sempre dispostas, corajosas, prontas para atender e socorrer as pessoas em suas necessidades e em legítimas reivindicações

Janilene Melo, em 1982: novo estado

Nas barrancas do Rio Madeira, em sua extensão até os garimpos de ouro, mulheres anônimas se dividiram em múltiplas atividades no trabalho diário de dragas e balsas. Verdadeiras heroínas protagonizaram o cenário predominantemente ocupado por homens.

Hoje, a sociedade moderna rompe o paradigma de que apenas os homens devem estar no poder, responsabilizando-se e direcionando organizações públicas e privadas, ocupando cadeiras nos plenários das instituições, ou chefiando a família.

Nesse aspecto, e agora dando segmento ao que Rondônia vivenciou, desde o período territorial, encontro-me governando com a participação direta de minha esposa, a secretária estadual da Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), Luana Rocha.

Com sabedoria, ela consegue conjugar a vida de mãe e o feliz desempenho até agora conseguido no quadro de servidores do primeiro escalão governamental; dela eu presencio o trabalho competente à frente da Seas, e me asseguro que terei mais notícias alvissareiras em prol de famílias carentes e da sociedade rondoniense.

Outras mulheres exercem lideranças em nosso governo, em diferentes secretarias, superintendências, em escolas, unidades de saúde, hospitais, quartéis militares, e demais órgãos públicos. Sejam todas reconhecidas pelo que fazem para a construção deste estado.

Gilsa Guedes, em 1975: dedicação plena ao social

No Brasil, as mulheres buscam cada vez mais a determinação, o emponderamento, o bem-estar, demonstrando inteligência, coragem, e dedicando o seu amor para dividir o poder com o público masculino que até pouco tempo atrás predominava nos cargos de chefias de empresas privadas e no poder público.

Quero compreender que não se trata de missões facilmente cumpridas, mas de um grande desafio para todas, seja na saúde, na educação, até no comércio.

Ser mulher é uma condição de enfrentamento de desafios que exigem muito mais esforço, a exemplo do ato de conciliar o papel de profissional com os demais compromissos, entre eles, o da criação dos filhos, o sustento da família.

A todas essas mulheres, cada vez mais reconhecidas, muitas delas, sofridas em suas rotinas de encarar conflitos, dedico a homenagem do Governo de Rondônia a quem dá muito mais de si, em qualquer circunstância, para que o Estado, o País e o Mundo sejam melhores.

A todas elas, nossos votos de gratidão e de felicidades.  

CORONEL MARCOS ROCHA
Governador do Estado de Rondônia


Fonte
Texto: Governador Marcos Rocha
Fotos: Ésio Mendes, Leandro Morais e arquivo Sejucel
Secom – Governo de Rondônia

 


DRT: 1908 /RO

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana