Conecte-se conosco




Eleições

Mais de 4.584 títulos eleitorais cancelados em Alta Floresta D’Oeste Ro

Publicado

em


Um total de 4.584 eleitores de Alta Floresta D’Oeste tiveram seus títulos eleitorais cancelados por não comparecerem a três eleições consecutivas, e não atenderem à convocação da Justiça Eleitoral. A informaçõão é da 17ª Zona Eleitoral. Ao todo, 205 títulos estão suspensos.

Fabrício Zanetti Casagrande, chefe da 17ª Zona Eleitoral, em Alta Floresta, disse que para regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral, o eleitor que teve o título cancelado deve tomar algumas providências. Caso contrário, corre o risco de ficar sujeito a diversas restrições e impedimentos.

A primeira medida a ser tomada por alguns eleitores é o pagamento de multa por turno de votação que tenha faltado. Vale destacar que cada turno é considerado uma eleição.

Logo após, o cidadão precisa se dirigir a um cartório eleitoral e apresentar documento de identificação e comprovante de residência para solicitar a regularização do título. A normalização somente será possível se não houver pendência do cidadão com a Justiça Eleitoral. A data limite é 5 de maio.

Se o eleitor tiver dúvida sobre a regularidade de seu documento, a consulta sobre a situação eleitoral é gratuita e está disponível no Portal do TSE.
Os jovens brasileiros de 15 anos que completarão 16 anos até o dia 4 de outubro de 2020, data do primeiro turno das próximas eleições, podem tirar a primeira via do seu título de eleitor. Isso porque a Constituição Federal, em seu artigo 14, prevê o voto facultativo aos jovens que tenham 16 anos completos no dia do pleito.

A regra começou a valer em 1994, depois que a estudante Renata Cristina Rabelo Gomes, então com 15 anos de idade, solicitou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revisse seu entendimento sobre o tema para que fosse concedido o título eleitoral aos jovens nessa faixa etária.

Alta Floresta conta com 19 locais de votação, sendo cinco locais na área urbana. Ao todo, são 80 seções. Uma seção será instalada a partir do próximo pleito na aldeia Serrinha, na Terra Indígena Rio Branco.

Os interessados em fazer parte do mesário voluntário e receber aguns benefícios, entre eles: o não pagamento de taxas de inscrições em concursos no estado, podem procurar o cartório eleitoral. Os atendimentos na 17ª Zona Eleitoral estão acontecendo de segunda à sexta-feira, das 11 às 18 horas.

Reportagem: Leandro Pereira

Fonte: Florestanoticias.com


DRT: 1908 /RO

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana