Conecte-se conosco


Agronegócio

Raiva bovina mata bezerro em fazenda e 18 propriedades são notificadas para nova vacinação em RO

Publicado

em


Outros 12 animais também morreram na mesma propriedade de Cabixi. Todas as fazendas que estão a um raio de 12km da propriedade foram notificadas

Propriedades que criam gados foram notificadas para nova vacinação em Cabixi — Foto: Secom/Governo de Rondônia

Um laudo divulgado nesta semana confirmou um caso de raiva bovina em uma fazenda de Cabixi (RO), a 808 km de Porto Velho. Segundo a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), outros 12 animais morreram na mesma propriedade, em dezembro de 2019, e só agora o proprietário teria informado os óbitos.

No final do mês de janeiro, a veterinária da agência local foi acionada até a propriedade para investigar a morte de um bezerro na fazenda. Após os exames, o resultado foi positivo para raiva.

De acordo com a Idaron, os outros 12 animais foram enterrados pelo dono da fazenda em dezembro e, por isso, não foi possível identificar se eles também morreram em decorrência da raiva.

O Coordenador do Programa Estadual de Controle da raiva dos Herbívoros, Dalmo Bastos Sant’Anna, informou ter notificado todas as fazendas pecuárias localizadas em um raio de 12 quilômetros.

“As 18 fazendas que estavam nesse raio foram notificadas sobre a situação. Ao todo, 16 propriedades já vacinaram todos os animas e, até ontem, apenas duas ainda não tinham terminado com as vacinações” disse o coordenador. Também está sendo realizado na região o controle de morcegos, transmissores da doença.

Ainda segundo o coordenador, o último caso da doença no estado foi em Seringueiras (RO), em novembro do ano passado. Na época, três bovinos foram infectados em duas fazendas diferentes.

A Idaron informou que enviou um ofício para a Secretária de Estado da Saúde (Sesau) para descartar a infecção em seres humanos, pois o proprietário e vaqueiro tiveram contato com o bezerro.

Do G1 RO


Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana