Conecte-se conosco


Saúde

Rondônia tem dois casos suspeitos de coronavírus, diz Secretaria de Saúde

Publicado

em


A Secretaria de Saúde de Rondônia (Sesau) confirmou nesta sexta-feira (31) que há dois casos suspeitos de coronavírus no estado. Os pacientes, um homem e uma mulher, são de Porto Velho. No Brasil há outros casos suspeitos em investigação, conforme o Ministério da Saúde.

Segundo o secretário de saúde, Fernando Máximo, o casal viajou no dia 20 de janeiro para São Paulo e lá teria dividido um táxi com um chinês, que estaria tossindo bastante dentro do carro.

Após retornar à capital Porto Velho, no dia 26 de janeiro, o casal apresentou sintomas “sugestivos” ao coronavírus e então procurou por atendimento médico na quinta-feira (30).

A secretaria informou que coletou sangue dos dois pacientes. Nesta sexta-feira, o casal está fazendo exames para retirada de mucosa (nariz e boca), que serão enviados à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O secretário diz que já comunicou o Ministério da Saúde sobre os casos suspeitos de Rondônia.

“Provavelmente esses casos não serão confirmados como coronavírus, mas vamos seguir com todo procolo recomendado pelo Ministério da Saúde. Eles estão tratando em casa e, caso não melhorem, serão internados”, afirma Fernando Máximo.

Casos suspeitos no Brasil

Os dois casos suspeitos de Rondônia não estão na lista dos 9 pacientes que são monitorado pelo Ministério da Saúde.

Os balanços do governo federal e das secretarias estaduais ou municipais podem ter números diferentes. Eventuais divergências ocorrem porque os boletins diários do Ministério da Saúde, que passarão a ser informados diariamente às 16h, se baseiam em informações coletadas até o meio-dia.

Segundo o ministério, notificações enviadas após o meio-dia constarão no boletim do dia seguinte.

Fonte G1/Ro


DRT: 1908 /RO

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana