conecte-se conosco

Internacional

Vulcão a 85 quilômetros da Cidade do México entra em erupção

Publicado

em

”

Cinzas da explosão podem ser vistas da capital mexicana, mas não afetam a cidade

vulcão Popocatépetl, localizado a cerca de 85 quilômetros da Cidade do México, entrou em erupção na manhã desta quinta-feira, 9. Moradores da capital mexicana publicaram nas redes sociais imagens explosão, que levantou fumaça e detritos a até 3 quilômetros de altura do topo da montanha.

As autoridades mexicanas registraram a explosão do Popocatépetl às 6h33 (9h33, em Brasília). O alerta de risco vulcânico nas proximidades permanece em nível “Amarelo 2”, de alerta à população para retirada do lugar, como já estava antes do incidente.

Na Cidade do México — a quarta maior região urbana do mundo, com mais de 20 milhões de habitantes —, vídeos da explosão foram publicados nas redes sociais. Segundo o portal de notícias Infobae, as cinzas estão sendo arrastadas pelos ventos para o nordeste e, portanto, não devem afetar a população da capital mexicana, que está a noroeste do vulcão.

O Infobae apontou o Popocatépetl como um dos seis vulcões mexicanos considerados de “alto risco” pelo Centro Nacional de Prevenção de Desastres, órgão do governo federal. O México tem mais de 40 vulcões em atividade.

Fonte: Veja

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Internacional

Trump ameaça suspender contribuições dos EUA à OMS

Publicado

em

Por

”

Em coletiva, presidente afirma que entidade é ‘sinocêntrica’ e que verba depende de investigação sobre a organização e a resposta chinesa ao coronavírus

Donald Trump durante entrevista coletiva na Casa Branca Foto: MANDEL NGAN / AFP

WASHINGTON — Em meio a críticas sobre a atuação da Organização Mundial da Saúde (OMS) na pandemia do novo coronavírus e insinuações sobre favorecimento à China, o presidente americano Donald Trump ameaçou suspender as contribuições financeiras do país à entidade.

— Nós vamos impor a suspensão nos gastos à Organização Mundial de Saúde — afirmou o presidente, para surpresa de muitos dos jornalistas que acompanhavam o briefing diário na Casa Branca. Trump seguiu acusando a organização de ser “sinocêntrica” e de criticar as medidas de restrição de viagens anunciadas pelo governo americano no começo do ano.

— Eles disseram que estava errado. Eles erraram na avaliação.

Contudo, pouco depois o próprio Trump esclareceu que essa não era uma medida imediata. Ele anunciou que vai conduzir uma investigação sobre o que considera ser “ações equivocadas” da OMS e as relações com a China. Ou seja, não se sabe quando ou mesmo se o corte vai acontecer.

A confusa porém ameaçadora declaração veio horas depois de uma série de ataques do presidente. Em uma série de postagens no Twitter, acusou a OMS de “tomar decisões ruins” e, mais uma vez, de ser muito favorável à China.

“A OMS estragou tudo. Por alguma razão, embora [a organização] financiada em grande parte pelos Estados Unidos, está muito centrada na China. Nós daremos uma boa olhada. Felizmente, rejeitei o conselho deles de manter nossas fronteiras abertas à China desde o início. Por que eles nos deram uma recomendação tão falha?”, escreveu Trump na rede social.

Em 31 de janeiro, a organização de saúde das Nações Unidas aconselhou os países a manter as fronteiras abertas, apesar da pandemia, embora tenha ressaltado que cada nação tinha o direito de adotar medidas para tentar proteger seus cidadãos. Nesse mesmo dia, o governo de Trump anunciou restrições às viagens da China.

A resposta não demorou: para o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, a organização e, especialmente, o diretor-geral, Tedros Adhanom, estão fazendo um “um tremendo trabalho no combate à Covid-19”.

— A OMS está mostrando a força do sistema internacional de saúde — disse a repórteres, lembrando do trabalho realizado na mais recente epidemia de ebola na República Democrática do Congo.

Lampejos

Trump, que na entrevista prometeu ainda 110 mil respiradores e cerca de 15 mil leitos já nas próximas semanas, também disse acreditar que os EUA estejam chegando “perto do ponto mais alto da curva”, se referindo ao número máximo de casos e mortes.

— Vemos lampejos de esperança apesar de uma semana muito, muito dura — disse aos repórteres logo no início do briefing.

Antes de subir ao púlpito, o presidente atacou um relatório produzido pelo Departamento de Saúde dos EUA sobre a falta de equipamentos e insumos em algumas unidades hospitalares no país. Segundo ele, o documento é falso, muito embora não tenha revelado quais pontos do estudo não sejam condizentes com a realidade.

Fonte: O Globo

Continue lendo

Coronavirus

Vacina contra covid-19 financiada por Bill Gates começa a ser testada

Publicado

em

Por

”

O novo coronavírus não tem tratamento ou vacina conhecidos pela ciência, mas pesquisas têm avançado no entendimento da ação do vírus no organismo humano

A empresa americana de biotecnologia Inovio Pharmaceuticals, financiada por organizações sem fins lucrativos, como a Fundação Bill & Melinda Gates, começa nesta semana a testar uma vacina experimental contra o novo coroanvírus em pessoas saudáveis nas cidades de Kansas e Filadélfia, nos Estados Unidos.

A companhia estima a produção de 1 milhão de doses até o fim do ano, caso tudo corra como esperado.

Chamada INO-4800, a vacina é a segunda a ser testada em humanos nos Estados Unidos. Em meados de março deste ano, a empresa de biotecnologia Moderna foi a primeira a iniciar testes com pessoas de uma vacina experimental.

A Organização Mundial da Saúde estima que a criação de uma vacina eficaz para imunizar a população contra o novo coronavírus, causador da doença covid-19, pode levar 18 meses. Já Anthony Fauci, chefe do Instituto Nacional de Saúde da Divisão de Doenças Infecciosas dos Estados Unidos desde os anos 1980, afirma que uma vacina segura e eficaz contra o vírus levará, ao menos, um ano para ser criada.

Os testes serão feitos com 40 pessoas, que receberão duas doses da vacina a cada quatro semanas. Os resultados devem ser compartilhados pela empresa até o mês de setembro deste ano.

Considerando que a vacina seja bem-sucedida, o que ainda teremos que esperar para saber, a Inovio, assim como qualquer empresa que conseguir criar uma vacina contra o novo coronavírus, terá que enfrentar uma segunda etapa do desafio: produzir o produto de forma massiva para abastecer o mercado global.

No Brasil, mais de 10 mil pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus. O estado de São Paulo, o mais afetado pelo vírus, prorrogou o prazo da quarentena, que terminaria hoje, até o dia 22 de abril. Em um relatório assinado por cientistas brasileiros e até mesmo pelo ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, a estimativa é de que o pico do contágio no Brasil ocorra entre os meses de abril e maio, mas o vírus continuará a circular, ao menos, até o mês de setembro deste ano.

Fonte: Exame

Continue lendo

Internacional

Bill Gates financia sete potenciais vacinas contra coronavírus

Publicado

em

Por

”

Empresário está construindo fábricas para os candidatos e afirma que dinheiro da fundação do projeto “acelera as coisas”

Gates está construindo fábricas para criação de vacinas
Reuters / Rick Wilking / 6.5.2018

A Gates Foundation, de Bill Gates, está financiando a pesquisa de sete vacinas para combater o novo coronavírus. O empresário fez declaração durante o programa The Daily Show na sexta-feira (3). 

Gates diz que “mesmo que vamos acabar escolhendo no máximo dois deles, vamos fundar fábricas para todos os sete, para não perdermos tempo dizendo ‘OK, qual vacina funciona?’ e depois construindo a fábrica. 

O empresário afirma que a vacina é a única solução para que a sociedade volte à vida normal, sem medo de ser contaminada pelo vírus. Gates reforçou a importância de que, assim que validada, a vacina seja usada em todos os países do mundo

Gates diz que a fundação tem uma grande expertise sobre doenças infecciosas e que “nosso dinheiro acelera as coisas”. Segundo o empresário, o dinheiro aplicado pela fundação no combate ao coronavírus vai adiantar em alguns meses o processo de busca de cura. “Todos os meses contam”, afirmou.

Fonte: R7.com

Continue lendo

Publicidades

Tendências

%d blogueiros gostam disto: