Conecte-se conosco




Geral

Rio Madeira ultrapassa 14 metros e entra em cota de atenção em RO

Publicado

em


CPRM registrou pela primeira vez o nível de 14 metros em 2020, em Porto Velho.

É a primeira vez que o rio ultrapassa os 14 metros em 2020 — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

O rio Madeira ultrapassou os 14 metros na noite de terça-feira (7) e entrou em cota de atenção. Às 7h15 da manhã desta quarta-feira (8), de acordo com dados do CPRM, o Madeira registrava 14,03 metros.

Conforme o monitoramento do CRPM, o rio marcou 14 metros às 22h15 da noite de terça-feira e, às 1h30, chegou aos 14,05 metros.

Esta é a primeira vez que o rio chega aos 14 metros em 2020. Um levantamento feito pelo G1, com base nos dados da Agência Nacional de Águas (ANA), revela que o nível do rio subiu 8 metros em um mês.

A cota de alerta do Rio Madeira é de 15 metros. Já o nível de transbordamento do rio é 17 metros e um eventual decreto de cota de emergência acontece a partir dos 17,5 metros, quando é constatado algum dano material, civil ou ambiental.

Defesa Civil em alerta

Com o aumento do nível do rio, a Defesa Civil já está em alerta para eventuais desbarrancamentos e até retirada de famílias em áreas que possam ser alagadas nos próximos dias.

“É preocupante esse aumento de oito metros, porém estamos abaixo do nível em comparação com a mesma data no ano anterior. O plano de contingência está pronto e, caso o rio suba fora do normal, será aplicado e famílias removidas em área de risco”, diz Marcelo Santos, coordenador da Defesa Civil em Porto Velho.

A cota de alerta do Rio Madeira é de 15 metros. O nível de transbordamento do rio é 17 metros e um eventual decreto de cota de emergência acontece a partir dos 17,5 metros, quando é constatado algum dano material, civil ou ambiental.

Fonte: G1/Ro


DRT: 1908 /RO

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana