Conecte-se conosco




Geral

Não é Escargot; alerta sobre praga de caramujo em Rolim de Moura

Publicado

em


A forma mais adequada de se eliminar os caramujos africanos é por meio do controle mecânico, que consiste na catação manual destes animais.

Com o período de chuvas e a proximidade do Verão, a proliferação de caramujos africanos aumenta, uma vez que as condições climáticas são favoráveis à sobrevivência desse animal, pois há um aumento da oferta de abrigo e alimento. Para conter o avanço dessa praga, além das ações desencadeadas pelo setor público, o apoio da população é determinante.

É de suma importância que a população tome certos cuidados. Os próprios moradores devem fazer a coleta dos caramujos e dar destinação correta.

Os caramujos africanos, podem transmitir verminoses conhecidas como angiostrongilíases ao ser humano, por meio do muco que produzem para se deslocar (quando se toca o caramujo com as mãos nuas e levamos a mão à boca) ou por meio da sua ingestão de verduras e hortaliças sujas com o muco do caramujo.

Ao catar os caramujos, nunca se deve tocar nestes animais sem uma proteção (como luvas ou sacos plásticos nas mãos) e a realizar a higienização adequada das mãos após eventual contato com o animal, bem como dos alimentos. Apesar da possibilidade de transmissão dessas verminoses, não há registro da doença em Rolim de Moura (RO) até o momento.

Ainda é recomendado manter os quintais e terrenos limpos, pois geralmente são nesses locais que os caramujos se escondem.

 A forma mais adequada de se eliminar os caramujos africanos é por meio do controle mecânico, que consiste na catação manual destes animais. Após proteger as mãos para pegar os moluscos, recomenda-se a aplicação de cal virgem sobre os caramujos quebrados, não vai adiantar jogar o sal, por isso a importância do CAL, que combate também os ovos. O sal vai matar apenas o animal adulto e os ovos vão permanecer no local, e a posterior incineração.

A coleta manual deve ser feita periodicamente, até eliminar a infestação do local. Dica importante é não jogar sal diretamente nos caramujos livres, pois além de contaminar o solo, as conchas sobrarão no ambiente e se encherão de água de chuva, favorecendo a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Fonte: Rolim Notícias


DRT: 1908 /RO

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana