conecte-se conosco

Destaques

Aneel a regra para leitura; consumidor agora é quem vai informar concessionária

Publicado

em

Alterada pela Aneel a regra para leitura de medidor de energia; consumidor agora é quem vai informar concessionária

Foto: Divulgação

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (10), a norma que aprimora as condições para medição e leitura do consumo de energia. O novo regulamento, que estava em discussão há dois anos, busca flexibilizar atualizar as regras considerando os recursos tecnológicos disponíveis.

Os diretores da Aneel destacaram como grande avanço as medidas na nova norma que visam a igualar os requisitos e regras de medição aplicáveis aos mercados livre e cativo, de modo a facilitar a migração do consumidor de um regime a outro. Uma delas é o faturamento dos consumidores de média e alta tensão (Grupo A) considerando o mês civil, mesmo recorte temporal adotado para consumidores no mercado livre.

Sobre à leitura dos medidores, uma das principais novidades é a ampliação da permissão de autoleitura do medidor de energia, ou seja, da leitura do consumo mensal de energia pelo próprio consumidor – que passa a informar diretamente à distribuidora, dispensando a visita de um leiturista. Até o momento, essa possibilidade era aceita apenas para consumidores da área rural. Conforme verificado em um projeto piloto conduzido pela distribuidora ENEL São Paulo, recursos hoje populares como smartphones, atendimento telefônico informatizado e SMS permitem que a distribuidora ofereça essa solução aos consumidores de baixa tensão quando for verificada a necessidade. A regulamentação responsabilizará a distribuidora por eventuais erros advindos da autoleitura e, em caso de faturamento a menor, a recuperação de valores contemplará apenas os três ciclos anteriores à cobrança.

As regras para que a distribuidora alegue impedimento de acesso ao medidor e fature o consumidor pela média de consumo também mudam com a nova norma. A distribuidora agora será obrigada a comprovar a visita do leiturista e a restrição de acesso, e também deverá oferecer alternativas ao consumidor para o faturamento, como a autoleitura e a instalação de medidor com acesso remoto, considerando sua realidade operacional e as condições da localidade da unidade consumidora. A regulamentação aprovada também apresenta medidas para reduzir o faturamento pelo custo de disponibilidade (um dos motivos para o impedimento de acesso pelo consumidor) e limitar o período de refaturamento.

Consumidores com faturas de baixo valor podem passar a receber a fatura de energia com menos frequência, acumulando por até três meses a cobrança da distribuidora. Para o consumidor, uma vantagem é reduzir a frequência de deslocamento para o pagamento da fatura. Para as distribuidoras, é esperada uma redução nos custos de arrecadação.

Fonte: ASSESSORIA

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

Acidentes

Atualizada – Acidente envolvendo táxi moto e um Eco Sport resulta em 2 vitimas fatais RO 010

Publicado

em

Por

Um grave acidente de trânsito na RO 10 próximo a Novo Horizonte D Oeste RO na tarde desta sexta-feira (24).

Segundo informações o condutor de um veículo Ford Eco Sport trafegava pela RO sentido Rolim de Moura/ Novo Horizonte chegando na linha 168, quando perdeu o controle e acabou causando um grave acidente, neste momento um táxi que trafegava pela referida RO acabou se envolvendo e colidindo contra duas pessoas que seguiam em uma motocicleta Honda Bros.

Os ocupantes da motocicleta vieram a óbito no local, o taxi foi parar fora da rodovia, o corpo de bombeiros chegou, mas, nao tinha mais o que ser feito, a PM compareceu ao local e isolou ate a chegada da Perícia Criminal que compareceu ao local para realizaros procedimentos de praxe de praxe.

Fonte:florestanoticias.com

Continue lendo

Destaques

Comunicado Importante da CRE de Alta Floresta D´Oeste Ro

Publicado

em

Por

A Coordenadoria Regional de Educação de Alta Floresta D’Oeste comunica que, em virtude de problemas ocorridos com o sistema, fica prorrogado por 48 horas, após o retorno, o prazo para a reserva de vaga online e a consequente consolidação da matrícula nas Escolas Estaduais de Alta Floresta D’Oeste e Alto Alegre dos Parecis, para estudantes novatos, estendendo-se até a 4ª feira, dia 29/01/2020.

Sendo assim, fica adiado para a 5ª feira, dia 30/01/2020, o remanejamento dentro da rede, ou seja, de uma escola estadual para a outra.

Fonte: Florestanoticias.com/Cre

Continue lendo

Destaques

Ministra Damares promete ajudar mulher sem pernas e mãos de Porto Velho

Publicado

em

Por

Cleomar Marques, que não possui pernas e mãos alega que teve 3 pedidos negados pelo INSS

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, usou as rede sociais para dizer que vai procurar a mulher que teve o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) rejeitado por não ter condições de assinar os documentos necessários que garantem o benefício.

A mulher se chama Cleomar Marques e ela teve seus braços e pernas amputados devido um problema de saúde.

O caso aconteceu em Porto Velho, Rondônia.

Uma servidora puxou os papéis e perguntou: ‘quem vai assinar? Você assina?’. Eu disse que não podia assinar, mas sim a minha filha ou minha mãe. A mulher então olhou e disse: ‘ah, então não vale’. Daí ela pegou, rasurou o papel e jogou fora”, afirma.

Ao tomar conhecimento do caso, Damares reagiu imediatamente nas redes sociais.

No Twitter, ela respondeu uma publicação do Movimento Brasil Livre (MBL) que repercutiu a situação.

Em resposta, Damares escreveu:

“Amanhã [hoje, 23/1] já vamos atrás dela”, disse.

Sem palavras pra descrever o funcionário que negou. Que bizarro. https://t.co/wCJwZtS2f8

— Mov. Brasil Livre (@MBLivre) January 22, 2020

Fonte: Conexão Politica

Continue lendo

Publicidades

Tendências

%d blogueiros gostam disto: