Conecte-se conosco




Geral

Atenção Urgente: Defesa Civil de RO emite alerta de chuvas para as próximas 72 horas

Publicado

em


Informação foi divulgada através de Serviço de Alerta do órgão nesta sexta-feira (6). Alerta também inclui atenção para ventos e raios e pede que a população evite usar aparelhos eletrônicos conectados à tomada.

A Defesa Civil de Rondônia disparou, nesta sexta-feira (6), um alerta para chuvas nas próximas 72 horas em todo o estado. O alerta foi encaminhado através do Serviço de Alerta do órgão pelo número 40199. A previsão também inclui risco de ventos e raios.

Entre as recomendações nesses casos, o órgão solicita que a população evite usar aparelhos conectados à tomada.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu um alerta “amarelo” – potencial perigo – para chuvas intensas em Rondônia (além de parte do Centro-Oeste), as pancadas devem oscilar entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia.

Inmet disparou alerta amarelo para Rondônia e parte do Centro-Oeste nesta sexta-feira (6).  — Foto: Reprodução/Inmet

Inmet disparou alerta amarelo para Rondônia e parte do Centro-Oeste nesta sexta-feira (6). — Foto: Reprodução/Inmet

Ainda segundo o instituto, também há riscos de ventos intensos (de 40 a 60 km/h). O alerta “amarelo” do Inmet vale até o início da tarde do próximo sábado (7). O aviso pode ser renovado caso o quadro meteorológico não mude.

Veja as instruções:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fim de semana

As chuvas durante o fim de semana no estado devem continuar, conforme previsão do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). No sábado (7), “o sol aparece pouco, variando o tempo entre nublado e encoberto”. A possibilidade também vale para domingo (8) e a próxima segunda-feira (9).

Na capital Porto Velho, o sábado deve amanhecer chuvoso, oscilando entre céu encoberto a nublado. A previsão é de que a mínima fique em 24 ºC e a máxima não passe de 29 ºC. A umidade relativa do ar pode variar entre 70% e 100%. No domingo e na segunda-feira, a mínima deve continuar em 23 ºC, mas a máxima tem chances de variar entre 30 ºC e 31 ºC.

Em Vilhena (RO), a temperatura mínima deve ficar em 21 ºC e a máxima em 27 ºC no sábado. A umidade relativa do ar pode oscilar entre 65% e 100%.

No domingo e na segunda-feira, a previsão indica que a temperatura mínima no município do Cone Sul varie entre 20 ºC e 21 ºC a mínima. A máxima nos dois dias pode chegar a 29 ºC.

Fonte: G1/Ro


DRT: 1908 /RO

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana