Revalida e MP que cria ‘Médicos pelo Brasil’ são aprovados pelos deputados – Floresta Noticias
Conecte-se conosco

Destaques

Revalida e MP que cria ‘Médicos pelo Brasil’ são aprovados pelos deputados

Publicado

em

Jaqueline Cassol é coautora do PL e desde o início do mandato luta pela causa dos médicos brasileiros formados no exterior.

Deputada Federal Jaqueline Cassol ressaltou a necessidade da realização regular da prova do Revalida para ampliar o acesso aos serviços de saúde no país.

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de ontem (26), o projeto de lei 6075/2019 que institui oficialmente o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Universidades Estrangeiras (Revalida) e também a Medida Provisória 890 que cria o programa Médicos pelo Brasil. As matérias foram aprovadas depois de quase seis horas de discussão e seguem agora para o Senado. A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO), uma das autoras do PL e defensora da MP, fez uso da tribuna para interceder pela aprovação.

A parlamentar ressaltou a necessidade da realização regular da prova do Revalida para ampliar o acesso aos serviços de saúde no país. “Não se trata apenas dos sonhos de acadêmicos brasileiros que vão para o exterior cursar medicina, trata-se da necessidade da população do nosso país que precisa de saúde”, afirmou

Jaqueline Cassol pediu que além de universidades públicas, faculdades privadas com cursos de medicina que tenham nota de avaliação 4 ou 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), sejam incluídas no programa. “Lutamos por uma prova igualitária”, declarou.

A deputada destacou que a falta do exame cria barreiras para os médicos formados no exterior exercerem a profissão no Brasil. A última edição da prova foi aplicada há dois anos.

“Desde 2017 não temos o Revalida e milhares de médicos brasileiros formados no exterior não podem exercer a profissão. Com isso outros milhares de brasileiros sofrem com a falta de acesso à saúde pública”, disse. “Hoje conquistamos uma grande vitória para a saúde do nosso país”, comemorou.

A aprovação das matérias gerou imediata repercussão entre os estudantes e médicos brasileiros. Nas redes sociais, a parlamentar recebeu centenas de manifestações de diversas parte do país em forma de agradecimento pelo empenho e dedicação pela causa. “Nós aqui do Ceará, médicos formados no exterior, temos orgulho de vossa senhoria. Sinta-se abraçada. Deus te abençoe sempre”, disse José Roberto Moura Pires.

“Parabéns por lutar por nós deputada. Tem meu prestígio e apoio. Obrigado, está ajudando a muitos. Deus abençoe” agradeceu Renato Sales.

O EXAME- O Revalida verifica a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências para o adequado exercício profissional no Sistema Único de Saúde (SUS) em nível equivalente ao exigido dos médicos formados no Brasil.

A prova será feita com base em matriz de correspondência curricular definida pela União.

MP – A MP cria o programa Médicos pelo Brasil para substituir o Mais Médicos, em vigor desde 2013, com o objetivo de ampliar a oferta de serviços médicos em locais afastados ou com população de alta vulnerabilidade.

Fonte: Assessoria

--Publicidade--
Clique para comentar

Deixe seu comentário

Destaques

A Funerária Alta Floresta comunica o falecimento de Jurandyr Queiroz

Publicado

em

Por

É com pesar que neste sábado dia 06 de Junho de 2020 comunicamos o falecimento do Sr. JURANDYR QUEIROZ, pai do Glicério, Elizabeti, Evanilda, Sonia, Cezar, Edna, Evania e Edneia. Seu corpo esta sendo velado na Capela da Funerária Alta Floresta das 8:00 as 10:00 e seu sepultamento será hoje as 10:00 horas no cemitério municipal de Alta Floresta Do Oeste.

Devido as restrições para o velório em relação ao COVID19, para evitar aglomerações, o velório não esta aberto ao público. Desde já a família agradece a oração e a compreensão de todos.

Fonte: Florestanoticias.com

Continue lendo

Coronavirus

Urgente: Sobe para 386 casos confirmados de Coronavírus em São Miguel do Guaporé, (05/06)

Publicado

em

Por

Continue lendo

Coronavirus

Alta Floresta: Sobe para 12 o número de casos confirmados de Coronavírus no Município

Publicado

em

Por

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), confirmou nesta sexta-feira (05) mais 03 casos de Coronavírus no Município, os casos foram confirmados por Teste Rápido e o Município agora, de Alta Floresta, tem 12 casos de Coronavírus. 
 
Casos suspeitos: 17
Casos descartados: 114
Casos curados: 03
Casos em tratamento: 09
Até o presente momento, foram notificados 143 pessoas;
10 novos casos notificados como suspeitos;
Durante essa sexta-feira, 10 casos foram notificados e descartados por Teste Rápido;
01 caso confirmado evoluiu para cura.
 
Fonte- Decom

Continue lendo
--Publicidade--

Publicidades

--Publicidade--

Tendências

Copyright © 2020 Portal de Notícias Floresta Notícias. Todos Direitos Reservados.

%d blogueiros gostam disto: