Home / Destaques / Rondônia comemora 44 anos da Polícia Militar com avanços tecnológicos

Rondônia comemora 44 anos da Polícia Militar com avanços tecnológicos

Os 44 anos da PM foi comemorado com desfile da tropa em frente ao Comando Geral

Teve desfile de tropa, entrega de medalhas aos agraciados civis e militares e, principalmente, o resgate de uma história, construída com muito esforço para proteger a sociedade rondoniense, por meio da inauguração do museu virtual, do memorial e do lançamento da revista Sentinelas Avançadas, durante a solenidade de comemoração dos 44 anos da Polícia Militar, realizada na manhã desta terça-feira (26), no Comando Geral da PM, em Porto Velho.

Como primeiro governador policial militar do Brasil, o coronel PM Marcos Rocha destacou a evolução da instituição. ‘‘Eu lembro que, quando ingressei na Polícia Militar, nós íamos para as ruas sem colete, com arma velha e enfrentando, muitas vezes, criminosos com fuzil. E eu fico muito feliz quando vejo, agora, a polícia mais tecnológica, e vamos ampliar sim a tecnologia’’.

Governador destacou a importância da PM para Rondônia

As inúmeras inovações tecnológicas, assim como as novas unidades operacionais e a capacitação da tropa, também foram ressaltadas pelo comandante geral da PM, coronel Mauro Ronaldo Flôres Corrêa. ‘‘Muito além dos tablets, câmeras body, termos circunstanciados de ocorrência, estão homens e mulheres que protegem a sociedade e preservam a ordem pública’’, afirma.

O secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), coronel José Hélio Cysneiros Pachá, ressaltou o reconhecimento da Polícia Militar de Rondônia como uma das principais corporações do Brasil. ‘‘É um exemplo de boas práticas e bons serviços prestados, pois prioriza ações que melhoram a sensação de segurança da sociedade e motiva a corporação’’, disse.

Este ano, a PM recuperou mais de 1.600 veículos, retirou de circulação 840 armas, devolveu 1.341 foragidos às unidades prisionais e registrou mais de 46 mil atendimentos de ocorrências.  O governador agradeceu o empenho do efetivo pela dedicação em proteger a sociedade e, ainda, prestou contas do que está fazendo em sua gestão.

“Nós recebemos muitas dívidas e estamos controlando tudo, mas estamos buscando melhorias, inclusive com estudos para valorizar os nossos policiais militares, bombeiros, agentes penitenciários, e todos os servidores do Estado, mas tudo a seu tempo. Nós trabalhamos firmes e graças a esse trabalho integrado temos conquistado o respeito do governo federal e temos apoio em todos os ministérios. E é esse apoio que tenho buscado’’, disse.

Marcos Rocha ainda agradeceu pelo trabalho integrado de todos os Poderes. Especialmente ao Tribunal de Contas do Estado, representado na solenidade pelo presidente Edilson de Sousa Silva, pela doação inédita no Brasil de recurso do órgão ao Executivo para a construção do novo Hospital de Urgência e Emergência de Rondônia. A Assembleia Legislativa, representada pelos deputados estaduais Alex Silva e Eyder Brasil, pela aprovação de todos os projetos de interesse coletivo encaminhados pelo Executivo. E ainda a Polícia Federal, representada pelo delegado federal Caio Rodrigo Pellim, superintendente regional da Polícia Federal em Rondônia, pelo trabalho integrado no combate à corrupção.

O governador agradeceu, também, ao procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Rondônia, Aluildo de Oliveira Leite, pelo trabalho de economia em favor da máquina pública. E ao Exército Brasileiro, através da 17ª Brigada de Infantaria e Selva, representada pelo comandante, general de brigada Luciano Batista de Lima, que tem feito um trabalho integrado no Estado.

ATOS COMEMORATIVOS

PM inaugura Memorial Institucional com a trajetória dos 44 anos

Os 44 anos da Polícia Militar se fez com um conjunto de atos comemorativos. Entre eles, o lançamento da revista científica Sentinelas Avançadas para divulgação da produção acadêmica, tanto do corpo discente como docente do Centro de Ensino e de produções de pesquisadores individuais; o Museu Virtual  que reúne o acervo de fotos, vídeos e textos que constituem a história da corporação, e migrará para o site da PM até abril de 2020; e, ainda, o Memorial Institucional com registros da trajetória da instituição, inclusive com um painel reservado para o primeiro governador policial militar de Rondônia, coronel PM Marcos Rocha.

Entre os agraciados com a medalha de Mérito do Forte Príncipe da Beira estão personalidades e autoridades civil como a primeiradama e secretária da Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), Luana Rocha, o secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, o procurador geral do Estado (PGE), Juraci Jorge da Silva, e o secretário de Estado da Educação (Seduc), Suamy Vivecananda.

Também foram homenageados oficiais do último posto que ingressaram na reserva remunerada: coronel PM  José Hélio Cysneiros Pachá, coronel PM Enedy Dias de Araújo e coronel PM Sávio Antiogenes Borges Lessa.

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Ésio Mendes
Secom – Governo de Rondônia

Baixe e Instale em seu Celular

Sobre Rudinei

Verifique também

Alta Floresta – Motociclista morre após se chocar com moto e bater com a cabeça

Acidente foi registrado na tarde desta segunda-feira (09), na zona rural de Alta Floresta. Perícia …

Deixe seu comentário