Conecte-se conosco


Agronegócio

Soja lidera a produção agro em Rondônia, de acordo com o IBGE

Publicado

em


A apresentação dos dados foi realizada em Cacoal

Nesta semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE apresentou em Cacoal uma série de dados referentes aos resultados do Censo Agropecuário de 2017. Ao todo, 91.400 propriedades rurais foram visitadas em todo o estado de Rondônia. A soja lidera a produção agro com 48,4%.

A apresentação do IBGE foi realizada na manhã de quarta-feira (20), no auditório da agência Sicoob Fronteiras. Técnico da Regional de Cacoal, da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) participaram do encontro.

“Essa pesquisa feita pelo IBGE, o Censo Agropecuário, é de extrema importância pois a gente sabe a seriedade do Instituto, no levantamento destes dados apresentados. Dados estes que nos ajudam a direcionar as ações do governo, por meio de políticas públicas, para alavancar ainda mais a economia de Rondônia, o agronegócio”, desta Ihagor Moura, assessor técnico da Sepog em Cacoal.

De acordo com o último Censo Agropecuário apresentado pelo IBGE, a soja lidera a produção agro em Rondônia. Ao todo, 48,4% da produção é baseada na soja; já o milho corresponde a 29,8%; o café a 8,3%; e o arroz 5,6%.

Em relação aos rebanhos em Rondônia, em primeiro lugar, disparado, está o rebanho bovino que corresponde a 58,7%; em segundo lugar aparecem os galináceos, com 37,4%; os suínos com 1,7% e os equinos, com 0,8%. Em relação à piscicultura, em 2017 foram produzidos 31.000 toneladas de peixes no estado.

De acordo com técnico da Sepog, dados levantados pelo IBGE ajudam a direcionar as ações do governo, por meio de políticas públicas, para alavancar ainda mais a o agronegócio em Rondônia

“Além de facilitar o direcionamento das ações do governo, o excelente trabalho de pesquisas também é imprescindível para nortear novos empreendedores. Pessoas que buscam investir no estado de Rondônia e quererem ter uma noção real das potencialidades”, Elvan Gomes, assessor técnico da Sepog.

 

Regiões Rio Machado e Zona da Mata

Nas regiões de Cacoal e Rolim de Moura, conhecidas como Região Rio Machado e Zona da Mata, entre as principais culturas temporárias estão a cana-de-açucar, representando 39% da produção; a soja, com 26%; o milho em grãos, 23%; milho forrageiro, com 6%; a mandioca representa 2% da produção e o feijão, 1%. Outras culturas representam 3% da produção na região.

Já entre as lavouras permanentes, o café segue na liderança nas regiões de Cacoal e Rolim de Moura, com uma produção de 21.700 toneladas em 2017. A banana aparece em segundo lugar, com 4.147 toneladas; 2.196 toneladas de mamão. Na sequencia aparecem 2.013 toneladas de laranja;  1.102 toneladas de limão; 1.061 toneladas de maracujá; 612 toneladas de tangerina; 607 toneladas de cupuaçu;  195 toneladas de acerola. Outras produções, em lavouras permanentes, gerou 518 toneladas de produtos diversos.

Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin e Frank Nery
Secom – Governo de Rondônia


DRT: 1908 /RO

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana