Conecte-se conosco


Geral

Deputado Jean Oliveira chama atenção para o Dia Mundial do Diabetes

Publicado

em


Parlamentar apresentará projeto para instituir uma semana Estadual de prevenção

O deputado Jean Oliveira (MDB), chama atenção para o Dia Mundial do Diabetes, celebrado dia 14 de novembro. O dia foi escolhido para marcar o aniversário do médico canadense Frederick Banting, que descobriu a insulina em 1921. A descoberta, feita em parceria com o assistente dele, Charles Best, foi fundamental para o tratamento da doença. Portanto, a insulina fará, em breve, 100 anos de sua descoberta.  A importante descoberta tornou seus descobridores detentores de Prêmio Nobel, por ter salvado e mudado a vida de tantas pessoas. 

 O dia Mundial do Diabetes, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo inteiro sobre os problemas associados à doença: alta mortalidade por doenças cardiovasculares (infartos e insuficiência cardíaca), AVC (derrame), complicações específicas da doença, como insuficiência renal, perda da visão, alteração de sensibilidade nos membros inferiores e consequentes úlceras e amputações. 

Em 2006, a Organização das Nações Unidas entrou nessa parceria, por meio da resolução nº 61/225, para conscientizar todas as nações do mundo de que o diabetes é, de fato, uma doença epidêmica com impacto social e econômico grave, principalmente entre os países em desenvolvimento.  Nasceu, portanto, o Dia Mundial de Diabetes, em 14 de Novembro, apontando para um Novembro Diabetes Azul – a entrada da ONU e a cor azul, simbolizando a bandeira da entidade, deram um peso político importante. 

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), integrante da IDF, tem participado ativamente ao longo dos anos dessas ações desde sua criação e, como as demais sociedades científicas e associações de pessoas com diabetes, mantém o dia 14 de novembro como o “Dia Mundial de Diabetes”, pois este foi o dia que ficou pactuado para celebrar, do ponto de vista de alerta e conscientização. 

Jean Oliveira disse ter conhecimento que no estado de Rondônia existe trabalho voltado para a prevenção e conscientização sobre os riscos do diabetes, porém as ações são muito tímidas, frente ao crescimento e o perigo da doença e elogiou as ações da Liga Acadêmica de Endocrinologia de Rondônia – Laedro, que trabalha com esse propósito,   e que realizou a II Jornada Multidisciplinar sobre Diabetes de Rondônia (21 a 22 de outubro) e a III Campanha de Conscientização sobre Diabetes, no período de   03 a 09 de novembro.  

Jean Oliveira disse que devido a seriedade da questão, dará atenção especial ao assunto e apresentará na Assembleia Legislativa propositura instituindo, no calendário oficial do Estado, a Semana Estadual de Prevenção, Controle e Combate ao Diabetes. “Essa será uma das propostas que iremos apresentar no Legislativo para contribuir com a prevenção, controle, combate e conscientização sobre os graves riscos e perigos do diabetes”, disse o deputado.

Texto: Assessoria

Foto: José Hilde-Decom-ALE/RO


DRT: 1908 /RO

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana