Conecte-se conosco


Geral

BRASIL: Mulher descobre câncer de pulmão graças a ‘mãos aveludadas’

Publicado

em


Brasileira descobriu câncer de pulmão após análise curiosa das palmas de suas mãos; entenda o caso.

Uma brasileira de 73 anos foi diagnosticada com câncer de pulmão depois de passar por uma análise inusitada, que observou especialmente a textura de suas mãos.

A mulher, que não teve o nome divulgado, havia recorrido a uma clínica de dermatologia com queixas de dor e coceira nas palmas das mãos. Os sintomas já a acompanhavam havia nove meses.

Foi então que os médicos verificaram que suas palmas pareciam feitas de “veludo” e também tinham linhas mais nítidas do que o normal.

Isso se devia à uma rara condição, chamada de queratodermia palmoplantar ou acantose nigricans da palma, que está relacionada à presença de tumores malignos no organismo.

O que é queratodermia palmoplantar

A queratodermia palmoplantar, também chamada de ceratodermia palmoplantar, é uma doença caracterizada pelo espessamento anormal das palmas das mãos e/ou nas solas dos pés. É uma condição raríssima, mesmo entre pacientes com câncer.

De acordo com a DermNet NZ, entidade que realiza pesquisas sobre pele, cerca de 90% da incidência da queratodermia está relacionada à presença de tumores malignos (câncer) no pulmão e/ou no estômago. E um terço dos casos pode desaparecer após o tratamento do câncer.

Alguns cientistas acreditam que o câncer de pulmão pode estimular a superprodução de células da pele nas palmas das mãos. Entretanto, essa hipótese ainda não é cientificamente comprovada.

Além dos sinais na pele, a paciente em questão também apresentava tosse persistente há mais de um ano e perda de peso de 5 kg em quatro meses. Esses são alguns dos sintomas mais comuns do câncer de pulmão.

Causas do câncer de pulmão

Além disso, a idosa fumava um maço de cigarro por dia há 30 anos, sendo que o tabagismo é a principal causa do câncer de pulmão. Outras causas da doença são:

Inalação de agentes químicos, como asbesto, radônio, amianto e arsênio
Inalação de poeira e poluição do ar
Fumo passivo
Tuberculose
Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
Alimentação pobre em frutas e verduras
Histórico familiar de câncer de pulmão

O câncer de pulmão pode afetar desde a traqueia até camadas profundas do pulmão, sendo uma das principais causas de mortalidade no Brasil. É o principal tipo de câncer fatal entre os homens e o segundo entre as mulheres.
O câncer de pulmão da mulher de “mãos aveludadas” não regrediu mesmo após radioterapia e quimioterapia durante seis meses. Além disso, também não houve melhora nas palmas das mãos com o uso de pomada com ureia.

A paciente iniciou um novo regime de quimioterapia com outros medicamentos, que não foram mencionados pelos pesquisadores. O caso está sendo investigado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e foi publicado no periódico The New England Journal of Medicine.

Fonte: Minha vida


DRT: 1908 /RO

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana