Conecte-se conosco


Geral

Aumento no índice de infestação pelo Aedes Aegypti preocupa autoridades em RO

Publicado

em


Levantamento Rápido de Infestação pelo Aedes Aegypti apontou um índice acima de 5% de risco de infestação. Risco de infestação é 40% maior que no mesmo período de 2018.

O Levantamento Rápido de Índice de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa) realizado no final de outubro apontou um índice de infestação acima de 5% em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, quando o recomendável é de até 1%. Neste mesmo período em 2018, o LIRAa apontava um índice 3,3%. A falta de inseticida para combate ao mosquito preocupa as autoridades de saúde.

De acordo com o diretor de endemias em Ariquemes, Clarismundo de Oliveira, este ano foram realizados quatro levantamentos. O último, no fim de outubro, apresentou um índice de infestação preocupante, quando foi apontando um risco de infestação 40% acima do levantamento realizado no mês período realizado no ano anterior.

Para o diretor, a falta de inseticida para combate ao mosquito Aedes Aegypti preocupa. “Em fevereiro venceu o inseticida que aplicávamos no bloqueio de casos e o Ministério, através da Agevisa, recolheu todo esse inseticida. Então não é só Ariquemes, todos os municípios do estado estão sem o inseticida”, explicou.

O diretor disse que o monitoramento apresentou maior índice de infestação nos bairros Parque das Gemas, Setores 3, 6 e 10 e no Distrito Bom Futuro. Clarismundo ainda ressaltou a importância da sociedade contribuir para o controle dos focos de proliferação do Aedes Aegypti, popularmente conhecido como mosquito da dengue, que transmite também a Chicungunha e Zika Vírus.

Segundo dados divulgados pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), o município com maior risco de infestação de acordo com LIRAa divulgado em outubro é Espigão do Oeste (RO), na Região Central, com 10,5%.

A Agevisa ainda não se posicionou sobre a falta de inseticida nos municípios.

Fonte: G1/Ro


DRT: 1908 /RO

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana