Home / Destaques / Aumento no índice de infestação pelo Aedes Aegypti preocupa autoridades em RO

Aumento no índice de infestação pelo Aedes Aegypti preocupa autoridades em RO

Levantamento Rápido de Infestação pelo Aedes Aegypti apontou um índice acima de 5% de risco de infestação. Risco de infestação é 40% maior que no mesmo período de 2018.

O Levantamento Rápido de Índice de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa) realizado no final de outubro apontou um índice de infestação acima de 5% em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, quando o recomendável é de até 1%. Neste mesmo período em 2018, o LIRAa apontava um índice 3,3%. A falta de inseticida para combate ao mosquito preocupa as autoridades de saúde.

De acordo com o diretor de endemias em Ariquemes, Clarismundo de Oliveira, este ano foram realizados quatro levantamentos. O último, no fim de outubro, apresentou um índice de infestação preocupante, quando foi apontando um risco de infestação 40% acima do levantamento realizado no mês período realizado no ano anterior.

Para o diretor, a falta de inseticida para combate ao mosquito Aedes Aegypti preocupa. “Em fevereiro venceu o inseticida que aplicávamos no bloqueio de casos e o Ministério, através da Agevisa, recolheu todo esse inseticida. Então não é só Ariquemes, todos os municípios do estado estão sem o inseticida”, explicou.

O diretor disse que o monitoramento apresentou maior índice de infestação nos bairros Parque das Gemas, Setores 3, 6 e 10 e no Distrito Bom Futuro. Clarismundo ainda ressaltou a importância da sociedade contribuir para o controle dos focos de proliferação do Aedes Aegypti, popularmente conhecido como mosquito da dengue, que transmite também a Chicungunha e Zika Vírus.

Segundo dados divulgados pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), o município com maior risco de infestação de acordo com LIRAa divulgado em outubro é Espigão do Oeste (RO), na Região Central, com 10,5%.

A Agevisa ainda não se posicionou sobre a falta de inseticida nos municípios.

Fonte: G1/Ro

Baixe e Instale em seu Celular

Sobre Rudinei

Verifique também

Alta Floresta – Motociclista invade preferencial e é atingido por caminhonete

M. A. P. F. de 28 anos ficou ferido após ser atropelado por uma caminhonete …

Deixe seu comentário