Home / Geral / Mais de 30 casos de tuberculose são confirmados este ano em Ji-Paraná

Mais de 30 casos de tuberculose são confirmados este ano em Ji-Paraná

Levantamento corresponde ao período de janeiro a outubro de 2019. Médica lembra que a vacina BCG, oferecida pelo SUS aos recém-nascidos, previne a tuberculose.

Foto: Pixabay

A Prefeitura de Ji-Paraná (RO), no Vale do Jamari, confirmou 34 casos de tuberculose este ano na cidade. O levantamento corresponde ao período de janeiro a outubro de 2019.

Somente este ano, o Centro Especializado em Patologias Tropicais Padre Adolfo Rohl, realizou 262 atendimentos a esses pacientes com tuberculose. Nenhuma morte foi registrada.

Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que está intensificando a divulgação sobre os sinais e sintomas da tuberculose em alusão ao dia Nacional de Combate a doença, que acontece no próximo domingo (17).

A recomendação é prestar atenção nos sintomas para procurar tratamento o mais rápido possível. O sintoma mais comum é a tosse, que geralmente dura mais de três semanas. Outros são:

Febre
Dor torácica
Falta de ar
Sudorese
Emagrecimento
Cansaço e fadiga
A médica Aline Ferraz explica que a tuberculose é uma doença infecciosa, transmitida pelo contato com saliva, fala, espirro ou tosse.

“Uma boa nutrição é muito importante porque nosso sistema imunológico é que combate a maior parte das doenças. E também, ao nascer, é oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS) a vacina BCG, então isso também é muito importante”, comenta a médica.

Fonte: G1/RO

Baixe e Instale em seu Celular

Sobre Rudinei

Verifique também

PRF apreende 71 quilos de cloridrato de cocaína em fundo falso de carreta

A abordagem foi feita pelos agentes no quilômetro 208 da BR-364, em Pimenta Bueno (RO) …

Deixe seu comentário