Conecte-se conosco




Geral

Exame de sangue pode dizer tempo de vida de pacientes com câncer

Publicado

em


Teste criado pela Universidade da Pennsylvania utiliza biomarcador capaz de avaliar o estágio de incidência do glioblastoma

Um novo exame de sangue criado por pesquisadores da Universidade da Pennysilvânia, nos Estados Unidos, pode detectar quanto tempo de vida resta a pacientes com glioblastoma, uma forma agressiva de câncer de cérebro. O teste encontra pedaços de DNA que estão circulando no sangue: pacientes com baixas quantidades de fragmentos tendem a viver duas vezes mais do que aqueles com elevados níveis do biomarcador.

Além de ajudar a determinar o prognóstico do paciente (que sobrevive, em média, de 15 a 16 meses depois do diagnóstico), o exame pode abrir portas para novos medicamentos e detectar mutações genéticas frequentes que dificultam o tratamento da doença. Esse tipo de exame de sangue que procura biomarcadores é chamado de biópsia líquida.

“Se a biópsia líquida consegue nos dar uma visão melhor do perfil molecular do tumor, podemos potencialmente escolher combinações de medicamentos mais efetivas para cada paciente. Se nossas descobertas forem validadas por outros estudos, isso pode significar um tratamento mais eficaz do que ficar imaginando se a doença progrediu ou não”, afirma Stephen Bagley, um dos autores da pesquisa, ao Daily Mail.

Fonte: Metropoles


DRT: 1908 /RO

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana