Home / Agronegócio / Cafeicultores de Rondônia vão ao espírito santo conhecer tecnologias para o café

Cafeicultores de Rondônia vão ao espírito santo conhecer tecnologias para o café

Um grupo de 22 pessoas envolvidas com a cafeicultura, entre elas cafeicultores e técnicos de entidades públicas do estado de Rondônia, viajou ao Espírito Santo para conhecer empreendimentos de sucesso na cafeicultura, começando pela Cooperativa de São Gabriel da Palha (Cooabriel), no último dia 30, e hoje visitam algumas lavouras de café clonal bem sucedidas em terras capixabas. Na foto, o grupo está na propriedade do cafeicultor Luciano Zanott no município de Nova Venécia.

Os excursionistas são produtores com boa classificação no concurso de qualidade e sustentabilidade do café de Rondônia (Concafé), selecionados através de uma chamada pública realizada pelo Sebrae, com participação da Seagri, Emater-RO, Suder e outras entidades estaduais. Também técnicos e autoridades das instituições envolvidas no desenvolvimento da cafeicultura, disse Sebastião Oliveira, economista do Sebrae em Ji-Paraná.

A visita técnica proporciona aos participantes, entre outras experiências, a oportunidade de comparar tecnologias de cultivo e novos processos de produção e pós-produção desde a lavoura e indústria de beneficiamento do produto in natura, até a transformação através da torra, envaze e comercialização do café pronto para consumo.

Os agricultores vêm de municípios das regiões, central e Zona da Mata rondoniense. Alguns destes agricultores excursionistas são capixabas, mas chegaram a Rondônia, ainda muito jovens e não conheciam as modernas técnicas de produção desenvolvidas por seus conterrâneos, outros estão tendo a primeira experiência com a cultura do café, na terra que deu origem ao modelo de cafeicultura praticada em Rondônia.

O secretário de estado da agricultura, Evandro Padovani, fez questão de participar da missão técnica, juntamente com o diretor técnico da Emater-RO, zootecnista Anderson Kuhl. A fim de facilitar a introdução das novas tecnologias captadas através desse intercambio técnico com o estado que é o maior produtor nacional do gênero cafeeiro, mais cultivado em Rondônia, Coffea Canefora, notadamente as variedades Robusta e Conillon.

Baixe e Instale em seu Celular

Sobre Rudinei

Verifique também

Energisa anuncia investimentos para impulsionar o crescimento de Rondônia

Em reunião com o presidente da República, Jair Bolsonaro, realizada ontem (21), em Brasília, o …

Deixe seu comentário