Conecte-se conosco


Geral

Assembleia aprova CPI para investigar serviços da Energisa Rondônia

Publicado

em


Criação foi anunciada nesta quarta-feira (18). ALE diz que empresa estaria cortando energia de consumidor até no fim de semana, que seria proibido por lei.

Presidente da ALE ficará responsável por fazer a instalação da CPI — Foto: Diêgo Holanda/G1

A Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) aprovou nesta quarta-feira (18) a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis irregularidades nos serviços prestados pela Energisa Rondônia, empresa responsável pela distribuição de energia nos 52 municípios.

A CPI, segundo o poder legislativo, terá cinco membros e duração de 90 dias (podendo ser prorrogada). Ao todo, 11 deputados declararam apoio à investigação.

Em nota, a ALE afirma que tem recebido inúmeras denúncias de consumidores contra a Energisa, “principalmente no que se refere a aferição da energia elétrica consumida, cortes de energia em finais de semana, incorrendo contra legislação estadual e ainda a troca de medidores sem prévio aviso”. Estas reclamações teriam sido formalizadas aos deputados, nos últimos dias.

Com a autorização para criação da CPI, o presidente da Assembleia, Laerte Gomes (PSDB), ficará responsável por fazer a instalação da Comissão e em seguida os partidos irão indicar os membros.

Ao G1, a Energisa afirma que está “aberta a todo tipo de esclarecimento” e reitera que os processos operacionais da empresa são “estruturados e seguros, com rastreamento dos equipamentos para controle de qualidade”.

Abaixo, veja a íntegra da nota da Energisa sobre a CPI:

Sempre prezando pela transparência e aberta a todo tipo de esclarecimento, a Energisa Rondônia reitera que seus processos operacionais são estruturados e seguros, com rastreamento dos equipamentos para controle de qualidade.

Os aparelhos de medição adquiridos chegam ao almoxarifado em embalagem lacrada, com número de série impresso pelo fabricante, e ao serem liberados para a instalação, o número de cada aparelho é vinculado ao CPF do eletricista escalado para fazer o serviço. No caso de solicitação do cliente, o medidor pode ser inspecionado, sendo retirado e encaminhado para verificação e aferição do Instituto de Peso e Medidas (Ipem), também em embalagem lacrada. Todo esse processo pode ser acompanhado pelo cliente.

Por prestar serviços e instalações de energia elétrica, concedidos pela União, a empresa cumpre a legislação brasileira vigente, seguindo normatização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão federal.

A empresa coloca-se à disposição para prestar quaisquer informações sobre suas operações.

Importante contextualizar que, nos últimos anos, o investimento na rede elétrica e subestações em Rondônia foi aquém do necessário, e apenas em 2019, a Energisa Rondônia está investindo cerca de R$ 471 milhões para recuperar a qualidade da prestação de serviços aos clientes e para expandir o sistema elétrico.

Com 114 anos de atuação, o Grupo Energisa tem na ética e na transparência marcas de sua trajetória de contribuição para o desenvolvimento de todas as regiões do País.

Fonte: G1/Ro


DRT: 1908 /RO

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana