Conecte-se conosco


Agronegócio

Potencial de exportação de carne bovina é destaque em Rondônia

Publicado

em


Rondônia está entre os cinco primeiros Estados do país no ranking de exportação da carne bovina

As exportações de carne bovina do estado de Rondônia têm alcançado patamares elevados a cada ano e tem aquecido à economia do Estado, juntamente com outros segmentos, como a agricultura e agronegócio. Com o foco no potencial econômico, o governador do Estado, coronel Marcos Rocha, acompanhou de perto todo o trabalho desenvolvido por um frigorífico, localizado no município de Jaru, sendo considerado uma das principais plantas exportadoras da região Norte.

A visita do governador Marcos Rocha às instalações do frigorífico aconteceu na manhã de quarta-feira, 18, quando esteve acompanhado pelo prefeito de Jaru, João Gonçalves Júnior, que enalteceu a presença do governador nesse processo de conferir de perto o potencial do segmento e o comprometimento do governo com o crescimento econômico. “O Governo do Estado vem quebrando paradigmas e tabus e estamos no prumo do desenvolvimento, sendo um Estado que cresce e gera empregos. Sempre acolhedor e não abandona os municípios e isso é importante, pois os municípios precisam ser fortes para se ter um Estado forte. Vamos colher bons frutos dessa aproximação do governo do Estado”, disse o prefeito.

O empresário João Gonçalves iniciou seu pronunciamento destacando a importância da visita do governador que tem valorizado o conjunto econômico do Estado para que tenha bons resultados e que cresça.

Rondônia está entre os cinco primeiros Estados do país no ranking de exportação da carne bovina e Jaru tem despontado no crescimento de exportação. Para se ter uma ideia do volume de produção apresentado pelo frigorífico, cerca de 1.800 bovinos são abatidos por dia pelo frigorífico e a projeção é de que essa produção dê um salto no futuro para 3.600 por dia.

No Brasil, o frigorífico localizado em Jaru comercializa carne bovina para estados do Sul e Sudeste, além de abastecer o mercado de Amazonas, Roraima e do próprio Estado de Rondônia.

Na questão de exportação para fora do país, o frigorífico abastece o mercado de carne bovina no Chile, Uruguai, Peru, Argentina, Egito, Hong Kong, kosowo, Turcomenistão, Moldávia, Tunísia, Arábia Saudita, Emirados Árabes. No acumulado desde o início do ano, somente o frigorífico exportou mais de 18 mil toneladas de carne bovinas para países da Europa e Ásia.

CRESCIMENTO

O fator crescimento econômico e o incentivo à geração de emprego tem sito um dos principais eixos apresentados no Plano Estratégico de Governo. O governador Marcos Rocha enalteceu toda a capacidade de produção do frigorífico que, atualmente, gera 2.172 empregos diretos, fortalecendo a economia do município.

O governador Marcos Rocha enaltece o fortalecimento da cadeia produtiva e a qualidade da carne exportada. Em todas as visitas feitas pelos municípios do Estado, Marcos Rocha tem massificado o quanto o governo está focado em beneficiar tanto o pequeno quanto o grande produtor, considerando de grande importância para a economia de Rondônia.

O Estado tem buscado ampliar os mercados internacionais para a carne bovina e, ao mesmo tempo, tem incentivado o fomento à pecuária. Na última Rondônia Rural Show, ocorrida em maio, em Ji-Paraná, foram apresentadas várias inovações tecnológicas, boas práticas agropecuárias, integração lavoura pecuária “ILP”, genética, manejo de pastagem, alimentação, ou seja, uma visão ampla de investimentos que podem ser adotados pelos pecuaristas do Estado.

Ao falar diante de quase 2 mil funcionários do frigorífico, Marcos Rocha deixou claro que o Governo do Estado não tem pretensão de criar novos impostos e destacou que o reflexo será positivo para a classe empresarial, principalmente na geração de empregos.

“Estamos trabalhando sério e com objetivo de desenvolver o Estado que mais cresceu no Brasil nos últimos oito meses, sendo o que hoje está com menos desempregos no país. Nossos empresários estão empregando mais e isso é bom para que todos tenham seu emprego e tenham possibilidade de fazer suas compras. Pessoas de bem precisam estar unidas. Nosso Estado vai despontar no cenário nacional como melhor e não irei criar novos impostos para que novos empregos sejam gerados. Vamos trabalhar unidos para resolver todos os problemas”, definiu o governador, enfatizando que há empresas que querem se instalar em Rondônia e reconhece que o combate à corrupção tem fortalecido o Estado.

Fonte
Texto: Paulo Ricardo
Fotos: Ésio Mendes e arquivo Secom
Secom – Governo de Rondônia


DRT: 1908 /RO

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana