Conecte-se conosco


Geral

Governo apresenta Plano Estratégico que reúne ações para os próximos 4 anos

Publicado

em


Governador Marcos Rocha fala da importância do Plano Estratégico

Ações que primam pelo atendimento ao cidadão, com uma administração que garanta investimentos dos recursos públicos por meio de uma Saúde mais humana e acessível; uma Segurança Pública mais presente e resolutiva; bem como uma Educação que melhor prepare os estudantes. Essas e outras medidas fazem parte do propósito de planejamento e engajamento apresentados pelo Governo de Rondônia e inseridos no Plano Estratégico 2019/2023 centrado em promover a gestão eficiente, a melhoria do gasto público e a ampliação dos investimentos, visando à oferta de bens e serviços de qualidade ao cidadão. Resultado de um trabalho conjunto, o documento foi entregue ao governador do Estado, coronel Marcos Rocha, na manhã de quarta-feira, 4, durante solenidade de lançamento ocorrida no Teatro Guaporé, em Porto Velho.

Apresentado de forma ampla e detalhada pelo secretário-chefe da Casa Civil, José Gonçalves da Silva Junior, o Plano Estratégico é a ferramenta do governo para planejamento, monitoramento e avaliação da gestão no período, e foi elaborado a partir das contribuições técnicas da própria sociedade rondoniense. A iniciativa visa estabelecer metas anuais e objetivos para cada área de gestão, de forma transparente e eficiente.

Alunos da Major Guapindáia

Antes do secretário-chefe da Casa Civil explanar sobre o Plano Estratégico, um grupo de alunos do terceiro ano da Escola Major Guapindáia, denominado 3ºrão Einstein, lançou a pergunta: como será Rondônia do futuro? Eles mesmo afirmaram que, daqui a 10 anos, o que querem de convicção é que os bandeirantes de Rondônia coloquem a fé no futuro de quem se proporciona a mudança e melhorias aos jovens para que possam ter uma saúde, segurança e educação de boa qualidade.

O secretário-chefe da Casa Civil afirmou que o governador definiu a missão para que se buscassem indicadores e uma gestão de resultados que atendesse a sociedade. As medidas elaboradas farão do Plano Estratégico uma referência nacional de enfrentamento à corrupção, garantindo o equilíbrio das contas públicas, aumentando a eficiência e a qualidade da prestação do serviço público com o uso da tecnologia.

Na área da Saúde, por exemplo, as ações visam prevenir o adoecimento da população com acesso para prestar atendimento. Até mesmo a principal iniciativa do governo do Estado foi destacado pelo secretário, a construção do Hospital de Emergência e Urgência em Porto Velho, considerado um avanço para o setor somado com outras medidas apresentadas para o eixo da Saúde.

O Plano Estratégico foi destacado com uma ferramenta que abrange vários setores, apresentando o que considera batalhas que serão enfrentadas em busca do maior crescimento percentual entre os estados do Brasil e tornando Rondônia um dos estados mais competitivos do país.

O governador Marcos Rocha destacou as ações apresentadas no Plano Estratégico enfatizando, inclusive, ferramentas importantes para a Saúde, Segurança e Educação.

Plano visa estabelecer metas anuais e objetivos para cada área de gestão, de forma transparente e eficiente

“O Plano Estratégico observa a todos os anseios da sociedade e que são possíveis, conforme o que prometi na campanha. Esse planejamento foi feito a várias mãos. Temos ações voltadas para o DER com as atenções para o escoamento da produção. Nenhum Estado vai para frente sem ter a melhoria da capacidade produtiva. No momento que o país passa por dificuldades, nós crescemos e, ao mesmo tempo, conseguimos reduzir em 40% só aqui em Porto Velho os crimes violentos e em 25% em todo estado de Rondônia. Então isso para nós é motivo de alegria. Eu sei que a nossa vontade, enquanto seres humanos, e fazermos com que tudo se resolva rapidamente. A gente quer hoje, mas existem ações que demandam tempo. Pode ser daqui a um ano, então assim foi o planejamento. Agora com planejamento sabemos de onde virão os recursos. Temos condições de ampliar a tecnologia para segurança pública e como melhorar a Educação. Temos a certeza absoluta que o nosso Estado está caminhando para um novo momento, um novo caminho, um novo Norte”, enfatizou o governador.

O Plano Estratégico foi formulado a partir de 7 eixos temáticos, sendo eles: gestão e estratégia, saúde, segurança, educação, cidadania, desenvolvimento econômico e meio ambiente, e desenvolvimento territorial. Para cada um deles foram definidas grandes batalhas, resultado-chave e inciativas.

Durante o evento foram prestadas honras ao legado do ex governador Jorge Teixeira, com homenagem à primeira mulher brasileira nomeada como secretária de Planejamento e Coordenação Geral e governadora de Rondônia, Janilene Vasconcelos de Melo. Ela recebeu do governador Marcos Rocha um exemplar do Plano Estratégico, bem como um ramalhete de flores das mãos da secretária da Seas e primeira-dama, Luana Rocha, em reconhecimento por sua contribuição como gestora e governadora ao então novo estado de Rondônia.

SAÚDE

O Plano Estratégico apresenta para a área de Saúde alguns desafio como a promoção da saúde para a sociedade, com a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças ainda na etapa da saúde primária; a ampliação da cobertura da rede materno-infantil para a redução da mortalidade de mulheres em idade fértil e de crianças de 1 ano de idade. As medidas visam buscar a redução de 16,7% para abaixo de 15% o índice das internações por condições sensíveis à atenção primária, bem como reduzir a mortalidade por doenças infecciosas e parasitárias.

A implantação da saúde digital em Rondônia também é descrita no Plano Estratégico, apresentando que a inovação e a intensificação do uso de tecnologia na prestação de serviços assistenciais são as principais ações para o aumentar a produtividade, a qualidade dos serviços e a gestões das informações as saúde.

Primeira mulher brasileira nomeada como secretária de Planejamento e Coordenação Geral e governadora de Rondônia, Janilene Vasconcelos de Melo, e o governador Marcos Rocha

SEGURANÇA

As estratégicas e batalhas para a área de Segurança Pública buscam fazer do estado de Rondônia o mais seguro da Região Norte. Os resultados-chaves visam reduzir a taxa de crimes violentos contra o patrimônio em 5% ao ano; reduzir o tempo resposta das ocorrências bomberística em 20%; reduzir o número de acidentes de trânsito em 10%.

Dentre as medidas apresentadas, também tem as que pretendem racionalizar o sistema prisional, com uso de tecnologias e estratégias pontuais para a ressocialização de preso, em especial relacionadas do trabalho, saúde e educação. O resultado-chave é buscar a redução do déficit carcerário; aumentar o percentual de presos que trabalham de 8% para 15%.

EDUCAÇÃO

As estratégicas e batalhas definidas no Plano Estratégico para a área de Educação buscam o objetivo de se ter o melhor ensino público do país, bem como a ampliação da Educação Profissional no Estado. Para tanto, os resultados-chaves seriam o aumento no Ideb do ensino médio da rede estadual até 2021; diminuir a evasão no ensino médio de 7,5% para 5%; matricular 10 mil estudantes nos cursos técnicos profissionalizantes e inscrever 36 mil jovens ou adultos nos cursos de formação inicial e continuada.

Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Daiana Mendes e Ésio Mendes
Secom – Governo de Rondônia


DRT: 1908 /RO

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana