Home / Politica / Governo garante apoio às ações sociais desenvolvidas pelas prefeituras

Governo garante apoio às ações sociais desenvolvidas pelas prefeituras

O governo de Rondônia está comprometido com o apoio aos serviços de ação social prestados pelos 52 municípios do estado. A parceria foi o assunto predominante no 1º Encontro Estadual de Gestores Municipais e Técnicos da Assistência Social, que aconteceu recentemente, em Porto Velho.

“Estamos ajustando a execução das políticas do setor com as administrações municipais que estão no início”, resumiu a secretária Hérika Fontenele, da Secretaria de Estado de Assistência e do Desenvolvimento Social, sobre o evento.

O encontro de gestores e técnicos tratou do alinhamento das ações sociais prestadas pelas prefeituras com as que são inerentes ao estado. A novidade é que o governo estadual cofinancia, isto é, investe nos trabalhos realizados pelas prefeituras para melhorar a estrutura e tornar os serviços mais eficazes.

Segundo Hérika Fontenele, dar nova dinâmica às políticas sociais estruturantes é um compromisso do governador Confúcio Moura que se consolida a partir do apoio às prefeituras.

FUNDO

O governador justificou o apoio oferecido por conhecer os problemas enfrentados pelos prefeitos, pois foi eleito duras vezes para o cargo no município de Ariquemes.

Confúcio lembrou que o cargo de secretário de ação social é um dos mais inseguros e que a mudança de gestores prejudica o andamento dos projetos da pasta. “Por conta disto, pouca coisa planejada acontece”, destacou.

Em outra parte do pronunciamento, Confúcio noticiou aos participantes do encontro que criou um fundo específico para atender a área social. Segundo ele, estão disponíveis atualmente R$ 18 milhões, que devem ser utilizados da melhor forma pelos gestores da ação social.

A política de ação social, conforme o governador, deve atender bem na educação, saúde, esportes e cultura para oferecer dignidade à população carente. Confúcio Moura também apontou os esforços feitos no âmbito governamental para esta área, como a geração de empregos e o Banco do Povo.

“Somos o segundo estado com menos desemprego. E com o Banco do Povo emprestamos dinheiro para quem não tem e precisa crescer”, exemplificou. O governador também garantiu que o estado paga entidades terapêuticas que trabalham com o tratamento de dependentes químicos.

Na área educacional, Confúcio propôs investir no jovem que está fora da escola e que está cansado das disciplinas que não inspiram. “Pode ser a Escola do Impossível, para receber os alunos que precisam se motivar para aprender. Gostaria que vocês acreditem em quem não quer nada com nada”, concluiu.

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom – Governo de Rondônia

Comments

comments

Sobre floresta

Verifique também

Jean Oliveira visita Cone Sul e reafirma seu compromisso com a região

No recesso parlamentar, o deputado Jean Oliveira, estever visitando vários municípios da região do Cone …

Deixe uma resposta