Home / Eleições / Dr Hildon, do PSDB, é eleito prefeito de Porto Velho com 65,15% dos votos

Dr Hildon, do PSDB, é eleito prefeito de Porto Velho com 65,15% dos votos

Tucano disputou 2° turno das eleições com o candidato Léo Moraes (PTB). Novo prefeito toma posse na prefeitura a partir de 1° de janeiro de 2017.

O candidato Dr Hildon Chaves, do PSDB, foi eleito prefeito de Porto Velho para os próximos quatro anos, neste domingo (30). O resultado saiu às 17h28, com 83% das urnas apuradas. Com a apuração de 100% das urnas, depois de 20h, o tucano tinha 65,15%, o que corresponde a 148.673 votos válidos. Dr Hildon vai tomar posse em 1º de janeiro de 2017. Esta é a segunda eleição consecutiva com 2° turno na capital.

A apuração dos votos começou logo depois de 17h, quando as urnas começaram a ser encerradas. Dr Hildon acompanhou a apuração em casa, junto de familiares.

(Veja a apuração completa para prefeito e a votação da capital por zona eleitoral)

Após comemorar a conquista do primeiro lugar nas urnas, com mais de 148 mil votos, o candidato foi para a sede do PSDB. Na ocasião, ele conversou com exclusividade com o G1 e falou sobre o primeiro mandato que vai assumir.

“Vão ser quatro anos de muito trabalho e muito compromisso com a população de Porto Velho. Uma população que nos trouxe até o comando da prefeitura justamente por ansiar, por querer e buscar mudanças e dias melhores para a nossa cidade. A responsabilidade é imensa para o cargo de prefeito de Porto Velho, mas com uma margem tão grande, com praticamente o dobro do nosso oponente a responsabilidade se torna muito maior. Mas eu vou atender as suas expectativas e nós vamos construir uma nova história em Porto Velho”, diz.

Dr Hildon em discurso após vitória nas eleições 2016 (Foto: G1/ Reprodução)
Dr Hildon em discurso após vitória nas eleições 2016 (Foto: G1/ Reprodução)

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitora (TSE), o número de abstenções foi alto nas eleições do segundo turno. Dos 319 mil eleitores aptos a votarem neste domingo, 74.741 se abstiveram das urnas. Em entrevista, Dr Hildon disse que acredita que os ataques entre ele e o adversário na campanha foram influentes para este resultado de votos brancos, nulos e abstenções, que somaram mais de 25%.

Ao todo, foram 4.771 votos brancos, 12.222 nulos e 74.741 abstenções neste domingo. “Houve os votos nulos, mas também houve uma abstenção muito grande. Eu acredito que a abstenção é por conta do nível da campanha que baixou no segundo turno. Nós fizemos uma campanha com muitos ataques. Eu acredito que isso tenha contribuído para o aumento dos votos nulos e das abstenções em Porto Velho”, ressalta.

Segundo colocado
O adversário de Dr Hildon na campanha eleitoral do segundo turno, Léo Moraes (PTB), obteve  34,85% dos votos válidos, o que representa 79.534 votos de eleitores. Ele acompanhou a apuração de votos em casa, junto da esposa e filhos.

Após a divulgação do resultado, Léo Moraes concedeu entrevista e falou sobre toda trajetória de campanha.

“Eu agradeço a população, aos 80 mil eleitores que confiam na gente, que sabe que isso sim é nova política. Desejo sucesso e reconheço a vitória do adversário. Eu digo a todos que sou rondoniense, sou portovelhense. E Eu aqui nesse momento não posso me furtar em agradecer a Deus por todo carinho. A partir de amanhã já retomo minhas atividades com mais energia na Assembleia Legislativa. Continuo como filho dessa terra, como bandeirante de Rondônia acompanhando as ações. Bola pra frente, muito obrigado e fiquem com Deus”, finaliza.

Dados Porto Velho (Foto: Arte G1)
Dados Porto Velho (Foto: Arte G1)

Quem é Dr Hildon
Hildon de Lima Chaves nasceu em Recife (PE) no dia 25 de maio de 1968. Vindo de família de classe média, atualmente ele é casado com Yeda Pacheco Chaves e é pai de dois filhos, ambos estudantes.

O candidato chegou a Rondônia em 1992 para assumir ao cargo de Promotor de Justiça, após ser aprovado em quarto lugar em um concurso com mais de 600 candidatos. Foi promotor público em Vilhena (RO), Pimenta Bueno (RO), Cacoal (RO), Ariquemes (RO) e Porto Velho.

Hildon pediu exoneração do MP-RO em 2013 para se dedicar exclusivamente ao Grupo Athenas – que compõe várias Faculdades em Rondônia, Acre e Mato Grosso. O novo prefeito é graduado em direito, com especialização em direito público e é empresário e advogado. Está filiado ao PSDB desde 2013.

Campanha e propostas
Durante a campanha eleitoral no 1° turno, Dr Hildon não apareceu nenhuma vez entre os três primeiros colocados nas três pesquisas eleitorais divulgadas pelo Ibope, em Porto Velho. No último levantamento, divulgado pelo instituto em 30 de setembro, o candidato aparecia com 9% das intenções dos votos válidos.

Na campanha do 1° turno, o novo prefeito disse que tinha como proposta melhorar o transporte coletivo de Porto Velho, mantendo o preço acessível para toda população. Ele também quer criar passe livre para estudantes nos ônibus circulares e recuperar áreas ribeirinhas que foram destruídas na enchente histórica do Rio Madeira, no ano de 2014.

Nas eleições do primeiro turno, no dia 2 de outubro, Dr Hildon ficou em primeiro lugar com 57.954 votos válidos, ou seja, 27,20% do total em relação aos outros seis candidatos a prefeito, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral.

Definido que iria para o segundo turno, o candidato deu início a mais uma etapa da campanha. Na ocasião, Dr Hildon destacou que em vez de construir novas escolas na capital, deseja ampliar a educação municipal já existente. Ele promete fazer um diagnóstico com os professores da cidade após iniciar o mandato.

O eleito afirmou também no segundo turno que a princípio não deseja realizar contratações na área da saúde, mas, caso apareça alguma necessidade, irá fazer de maneira emergencial.

Sobre turismo, o candidato afirmou que deseja transformar a Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) em um centro turístico. Para isso ele pretende fazer uma parceria com a União. Dr Hildon também pensa em shopping popular ou espaços específicos para acabar com os camelos da capital.

Na última pesquisa Ibope, encomendada pela Rede Amazônica e divulgada no dia 28 de setembro, Dr Hildon aparecia na liderança das intenções de votos, com 62%. A margem de erro era de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Já Léo Moraes aparecia em segundo com 33% das intenções.

Dia de votação em Porto Velho: Candidato Dr. Hildon (PSDB) abraça filhos a cada hora que é atualizado a apuração dos votos (Foto: Jheniffer Núbia/G1)
Dia de votação no 1° turno, quando candidato Dr. Hildon (PSDB) abraça filhos em apuração
Dia de votação: Eleições Porto Velho 2016 (Foto: Jheniffer Núbia/G1)
Dr Hildon durante votação neste domingo, 30 (Foto: Jheniffer Núbia/G1)
Dia de votação: Eleições Porto Velho 2016 (Foto: Jheniffer Núbia/G1)
Dr Hildon após votação na escola Carmela Dutra, na capital (Foto: Jheniffer Núbia/G1)

Comments

comments

Sobre floresta

Verifique também

Gasto das campanhas para prefeitos e vereadores cai 71%, aponta TSE

Custo das campanhas para vereador e prefeito no primeiro turno caiu de R$ 7,7 bilhões …

Deixe uma resposta